quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Entrevista do prefeito na Band/Minas

Neste sábado, dia 02 de janeiro, vai ao ar a segunda parte do Programa Mônica Mendes, pela TV Band Minas. A atração vai ao ar aos sábados, às 11 horas. Para fazer um balanço das ações desenvolvidas em Mariana ao longo de 2009 e anunciar os projetos para o próximo ano, o prefeito Roque Camêllo é o convidado do programa. Entre outros assuntos, o prefeito mostra como Mariana conseguiu manter o ritmo das mais de 20 obras, apesar do impacto da crise financeira mundial nos cofres do município. A valorização do turismo cultural, histórico e religioso, os investimentos em segurança pública e o anúncio da reforma administrativa para 2010 foram destacados na entrevista. "Temos que preparar a cidade para o futuro. A grande obra na qual a população pode confiar é a reestruturação administrativa", disse Roque Camêllo. A entrevista ao Programa Mônica Mendes, pela TV Band Minas, vai ao ar em duas partes. A primeira foi no dia 26 de dezembro e a segunda no dia 02 de janeiro de 2010.

TV Inconfidentes
A convite da TV Inconfidentes, o prefeito Roque Camêllo gravou na sexta-feira, dia 11 de dezembro, a saudação a toda população por ocasião das festas natalina e de Ano Novo. Os telespectadores poderão assistir a mensagem ao longo da programação da emissora.

Terra de Minas
O Programa Terra de Minas de sábado, dia 26 de dezembro, reapresentou o especial sobre os órgãos coloniais: instrumentos que há séculos dão grandiosidade às celebrações religiosas. Uma das atrações foi Arp Schnitger, instrumento raro, fabricado na Alemanha, bem no início do século 18, que se encontra na Catedral da Sé de Mariana. Existem apenas 33 no mundo. O de Mariana é o único no Brasil. No dia 20 de dezembro o órgão comemorou 25 anos de restauração. Para celebrar a data, os Correios lançaram selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos à data.
A atração pode ser conferida no site da TV Globo/Minas (www.globominas.com/terrademinas)

Medalha do centenário da Academia Mineira de Letras
O prefeito de Mariana, Roque Camêllo, presidente da Casa de Cultura - Academia Marianense de Letras, Artes e Ciências foi homenageado com a Medalha do Centenário da Academia Mineira de Letras (AML). A comenda foi conferida na segunda-feira, 21 de dezembro, na cerimônia realizada em Belo Horizonte.
O evento integrou as comemorações dos 100 anos da academia. O presidente da AML, o acadêmico Murilo Badaró, conduziu sessão solene ao lado do vice-governador de Estado, Antonio Augusto Anastásia e do professor Arnaldo Niskier, representando a Academia Brasileira de Letras.
Além do prefeito de Mariana, Roque Camêllo, foram homenageados o gerente Regional do Ministério da Fazenda em Minas e diretor da Casa dos Contos de Ouro Preto, Eugênio Ferraz, e o jornalista Mário Fontana, pelos relevantes serviços que os três têm prestado à cultura de Minas Gerais.
Com a entrega da Medalha do Centenário, a Academia encerra a série de eventos que teve no roteiro a cordial visita a cidade Primaz das Gerais, a histórica Mariana, em junho, com a solene homenagem dos "imortais" a Alphonsus de Guimaraens. Recepcionados pelo prefeito Roque Camêllo, os membros da AML conheceram o Centro Histórico, a Casa de Cultura e depositaram flores no tumulo do poeta.
Fonte: Douglas Couto, assessor de Gabinete - Prefeitura Municipal de Mariana.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Iluminação natalina em Mariana

Mariana inaugura iluminação de Natal
O prefeito Roque Camêllo convida a população para a inauguração, hoje, quinta-feira, dia 17 de dezembro, da iluminação de Natal de Mariana. As luzes serão acesas às 19h30 na Praça Gomes Freire. A partir de amanhã, as luzes e todo espírito natalino vão contemplar moradores e visitantes de Mariana.
Este ano, a Prefeitura e a Câmara prepararam uma festa para o público com direito Auto de Natal e apresentação de corais às 19h, na igreja de São Francisco de Assis. O público pode conferir a apresentação dos corais Nossa Senhora do Rosário, de Padre Viegas, Coral Nossa Senhora da Glória, de Passagem de Mariana, Coral infantil Luz Ester e a Orquestra Mirim de flauta Doce de Monsenhor Horta.
A atração integra o projeto Natal Reciclado, iniciativa da Câmara de Vereadores, que decorou a Praça Minas Gerais com árvores natalinas produzidas com material recicláveis. Em seguida haverá a inauguração da iluminação natalina.
Para a iluminação de Natal deste ano, milhares de lâmpadas estão sendo instaladas pela Prefeitura de Mariana em diversos pontos da cidade, entre eles a Rodoviária, Praça Gomes Freire, Igrejas da Sé, do Rosário e de São Pedro e Capela de Santana. Na Praça Gomes Freire, lâmpadas "chicote" coloridas.
Nas igrejas, iluminação de fachada com holofotes coloridos contrastando com as cores dos prédios. Na entrada de Mariana, serão usados tanto as lâmpadas "chicote" quanto holofotes na Rodoviária, além de uma bela árvore natalina.
Evento: Apresentação do auto de Natal e de corais
Local: Igreja de São Francisco de Assis
Data: 17/12
Horário: 19h
Evento: Inauguração da iluminação de Natal em Mariana
Local: Praça Gomes Freire
Data: 17/12
Horário: 19h30
Fonte: Douglas Couto Assessor de Gabinete da Prefeitura Municipal de Mariana.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


Mariana é a 1ª no ICMS Cultural

Mariana é a 1ª do ranking na preservação em Minas
Com 40 pontos, a histórica Mariana é a cidade líder em Minas Gerais no ranking da preservação do patrimônio histórico e cultural. É o que mostra a pontuação final do ICMS Cultural 2010, divulgado na terça-feira, dia 15, pelo IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico. A listagem na íntegra, com a pontuação final já está disponível no site da instituição para consulta pública.
O prefeito Roque Camêllo comemorou a colocação de Mariana no topo do ranking do ICMS Cultural. "Quando os órgãos do Estado, responsáveis pela classificação, mais uma vez, consolidam a posição de Mariana em primeiro lugar, eles reconhecem o trabalho feito e nos dá a oportunidade de sermos exemplo para Minas", disse.
Mais de 700 municípios foram pontuados e receberão, no próximo ano, repasses estaduais proporcionais à nota obtida. Com 40 pontos e no topo da lista, Mariana terá uma maior fatia na distribuição do ICMS Cultural. A expectativa é a de que o primeiro lugar possa render cerca de R$ 700 mil a Mariana. A lei do ICMS Cultural foi criada para incentivar a preservação do patrimônio cultural do povo mineiro.
Para atingir ao topo do ranking do ICMS Cultural, o chefe do Departamento de Patrimônio, Lélio Pedrosa Mendes, explica que foram necessários investimentos como tombamento do núcleo histórico do distrito de Santa Rita Durão, a restauração de monumentos históricos, elaboração de um calendário cultural, substituição da fiação aérea por cabeamento subterrâneo na Rua Dom Silvério entre outros.
"Proteger o nosso acervo histórico e cultural significa estabelecer um elo entre o passado, presente e o futuro. Que todos os municípios sigam o exemplo e preservem a sua história que é única. E preservar não é apenas com o verbo, mas com verba e nesse sentido Mariana espera os recursos venham cada vez mais", disse o prefeito.
Servem de base para pontuação para repasse de recursos do ICMS Cultural itens como criação de uma lei municipal de patrimônio cultural, programas de educação patrimonial (a cidade deve criar o seu conselho municipal do patrimônio cultural), bens culturais tombados, elaboração de inventário de proteção ao acervo cultural, além de ações de proteção (investimentos em bens e manifestações culturais).
RANKING DA PRESERVAÇÃO
Os dez municípios que mais investem na história
1º) Mariana ....................... 40,0
2º) Ouro Preto ...................38,0
3º) Santa Bárbara ..............34,0
4º) Diamantina .................. 30,0
5º) São João Del-Rei ......... 23,5
6º) Catas Altas ................... 23,0
7º) Serro ............................. 22,0
8º) Belo Horizonte.............. 22,0
9º) Congonhas .................... 22,0
10º) Sabará ......................... 19,0
Fonte: IEPHA

INVESTINDO NO PATRIMÔNIO
Ações desenvolvidas pela Prefeitura de Mariana ao longo de 2009
- Tombamento do núcleo histórico de Santa Rita Durão
- Restauração de praças e monumentos tombados
- Investimento em educação patrimonial nas escolas
- Edição de obras literárias como o "Festas Religiosas"
- Publicação do calendário de eventos culturais
- Implantação do cabeamento subterrâneo na Rua Dom Silvério
- Instalação de rede de hidrantes no Centro Histórico
Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO

EVOLUÇÃO DE MARIANA NO ICMS CULTURAL
2002 .......... 7,2
2003............ 9,7
2004.............19,8
2005............ 27,0
2006 ............12,4
2007............ 31,5
2008 ............32,0
2009 ............36,0
2010 ........... 40,0
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: DOUGLAS COUTO Assessor de Gabinete da Prefeitura Municipal de Mariana

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Medalha do Dia das Gerais

Matias Cardoso, aquela cidade do norte de Minas, próxima de Montes Claros, insiste até hoje na Assembléia Legislativa de Minas Gerais para que o Dia de Minas Gerais seja comemorado alternadamente um ano em Mariana e outro em Matias Cardoso.
Recentemente li no jornal “Estado de Minas” que o vice-governador Antonio Anastasia esteve em Matias Cardoso no mês passado presidindo a solenidade de outorga de medalhas do Dia das Gerais.
Matias Cardoso, a exemplo de cidades históricas mineiras que não engolem a existência da constitucional data do Dia de Minas Gerais, também por falta de criatividade, insiste e não desiste de usurpar a data comemorativa das primazias de Mariana, como primeira vila e cidade politicamente organizadas em Minas Gerais.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009



Convite enviado por e.mail pelo Prof. Cristiano Casimiro Santos e pela jornalista Beatriz Magalhães. Aos dois, os meus sinceros agradecimentos.