domingo, 28 de julho de 2013

Um santo para Francisco*

Alfredo Durães

    Ontem, pouco depois das 14 horas, o escultor e entalhador Hélio Petrus, de Mariana, recebeu um telefonema com uma notícia que é um marco em sua vida. A ligação veio da redação do Estado de Minas e informava a ele, em primeira mão, que uma de suas imagens de São Francisco de Assis acabava de ser entregue ao papa Francisco, em cerimônia no Palácio São Joaquim, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no Bairro da Glória, no Rio de Janeiro.

    A notícia pôs um ponto final numa história que começou há pouco mais de um mês, quando a Prefeitura de Ouro Preto, cidade vizinha, o procurou. Representantes das áreas de turismo e cultura ouro-pretanas tinham como missão enviar ao Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) uma imagem de São Francisco que seria dada de presente ao papa.

    Com 55 centímetros de altura e cerca de 1,5 quilo, a peça foi batizada de São Francisco em êxtase, “pois mostra um santo mais alegre, em júbilo, quase levitando”, descreveu o artista.

    Petrus, de 70 anos, é santeiro e entalhador desde os 25. “Há 45 anos tenho São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Rosário como os principais alvos de meu trabalho. Por isso, fiquei contente quando fui procurado, ainda mais sabendo que a imagem seria dada ao papa Francisco, a quem admiro muito. Porém, entreguei a peça e não tive mais notícias”, disse. Agora, Petrus disse estar “imensamente gratificado e honrado, além, é claro, de bastante emocionado”.

    Hélio Petrus produz esculturas em estilo barroco inspiradas nas obras de Aleijadinho e de outros artistas do século 18. Suas peças, entalhadas em cedro rosa, têm cores suaves e pátina em diversas tonalidades, além de policromia folheada a ouro. Suas obras estão espalhadas pela Europa, Estados Unidos e Ásia, e seu ateliê no Centro Histórico de Mariana é aberto para visitantes.

    A imagem foi entregue ao papa pelo presidente da Embratur, Flávio Dino. Ele explicou que o gesto pretende também divulgar a cultura brasileira e homenagear os artistas sacros do país. “O turismo religioso é um importante nicho do turismo cultural no Brasil. Além dos incontáveis roteiros religiosos, como Aparecida, em são Paulo, e o Círio de Nazaré, no Pará, existem muitas obras sacras e igrejas que atraem o público estrangeiro”, disse Flávio.

*Fonte: jornal “Estado de Minas”, de 27.08.2013.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Políticos não largam o osso

Segundo a opinião sarcástica e bem humorada do jornalista José Roberto Guzzo, nenhum partido, em nenhuma democracia do mundo, entra numa eleição para perder. Não quer trocar seu osso com ninguém, quando está no governo – e quando está fora não quer trocar nada, e sim tirar o osso de quem está dentro. O Brasil, é claro, vive segundo essa mesma regra. Mas, a história, aqui, é muito mais quente, porque o osso em disputa é muito maior. Perder uma eleição lá fora é ruim – mas no fim é apenas isso, uma derrota. Aqui não. Se o PT perder a eleição presidencial de 2014, seja com a presidente Dilma Rousseff ou com o ex-presidente Lula, vai haver um terremoto na vida pessoal de dezenas de milhares de pessoas, possivelmente muito mais, a começar por seus bolsos. No caso, iriam embora o governo, os anéis e os dedos.

É disso, e só disso, que se trata. Mas o que está valendo mesmo, no jogo a dinheiro, é a corrida de uma multidão de gente para salvar o próprio couro. Até dois ou três meses atrás, esse era um problema inexistente: o governo tinha certeza que Dilma “estava eleita já no primeiro turno”. Mas a coisa mudou de repente, e o medo de perder invadiu o PT e a base aliada. Já apareceu um “volta Lula”, tramado no escuro por ele mesmo, para desmanchar a candidatura de Dilma à reeleição; e os aliados, assim que sentiram o primeiro cheirinho de pólvora no ar, voltaram ao bazar de compras e venda de seu apoio.

As perdas materiais, aí, envolvem gente que não acaba mais. . Quantos serão? É difícil saber ao certo. Entram, logo de cara, além dos 39 ministros que pretendem estar no próximo governo, perto de 25 000 funcionários de “confiança” nomeados livremente pelo presidente e sua turma – aos quais se devem somar os empregos que podem dar nas empresas estatais.

Some-se a isso a grossa maioria dos 594 deputados federais e senadores, e a miudeza política que sobrevive nos subúrbios mais distantes do poder central. Não se pode esquecer, é claro, todo o mundo multibilionário e opaco dos fundos de pensão gerenciados pelo PT e chefes sindicais – adicione-se a eles, aliás, a nata do mundo sindical petista. Multiplique-se, enfim, tudo isso pelo número de parentes, amigos, amantes, sócios etc. dessa turma, e já estamos falando numa quantidade de gente na casa dos seis algarismos. O leitor fica convidado a fazer sua conta pessoal, concluiu o jornalista.

Respeitando as devidas proporções, qualquer semelhança com o que acontece em todo o Brasil com os costumes nada republicanos de políticos marianenses, jornalista José Roberto Guzzo, é apenas uma mera coincidência...

terça-feira, 23 de julho de 2013

Papa Francisco no Brasil

Jornada Mundial da Juventude começa hoje; papa tem agenda livre. Missa às 18h na Praia de Copacabana, que será celebrada por dom Orani Tempesta, abrirá oficialmente o evento.

Após a chegada do papa Francisco ao Brasil, nesta segunda-feira, começa hoje, terça-feira, oficialmente, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A missa de abertura do evento será celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, a partir das 18h, na Praia de Copacabana. A agenda do papa prevê que hoje, a princípio, ele descanse na residência da Arquidiocese, no Sumaré, onde ficará hospedado durante sua estada na cidade. A Secretaria Executiva do Comitê Organizador Local da JMJ não descartou, porém, mudanças na programação. Pela manhã, Francisco postou no Twitter uma mensagem de agradecimento à sua recepção no Rio. "Obrigado a vocês todos e a todas as autoridades pela magnífica acolhida em terra carioca".

Lançamento de selo postal
Logo depois da celebração em Copacabana, os Correios farão o lançamento de um selo em homenagem ao papa Francisco. O selo traz, em primeiro plano, a imagem do sumo pontífice no gesto de emissão de bênção, tendo, ao fundo, a representação da Baía de Guanabara e, à esquerda, o monumento do Cristo Redentor. Serão emitidos 1,2 milhão de selos, com preço de 1,80 real por unidade. As peças poderão ser compradas na loja virtual, na Agência de Vendas a Distância ou nas agências dos Correios.

Encontro "Jovens e Cultura da Paz
A JMJ também promove nesta terça-feira, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), um debate sobre o papel da juventude no desenvolvimento sustentável e da paz. O encontro “Jovens e Cultura da Paz” ocorrerá no prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde funcionam os consulados das delegações internacionais durante a jornada. As discussões terão a participação do enviado especial do secretário-geral da ONU para a Juventude, Ahmad Alhendawi.

Fora do roteiro
O papa Francisco chegou ao Rio de Janeiro na segunda-feira, recepcionado por uma multidão calorosa. Teve o primeiro contato com os brasileiros na rua, como queria. Mas a segurança não conseguiu mantê-lo dentro do roteiro proposto, como se previa. O líder máximo da Igreja Católica desvencilhou-se rapidamente da fila de autoridades na Base Aérea do Galeão, embarcou em um carro sem requinte e percorreu o caminho até o Centro. De vidros abertos, o primeiro papa latino-americano acenava o tempo todo, e manteve a janela abaixada até nos momentos em que uma pequena multidão se espremia para enxergá-lo dentro do Fiat Idea. Com mais sorte que planejamento, o deslocamento do pontífice se deu sem problemas no início.

Congestionamento
No trajeto até o Centro, contudo, pela pista lateral da Avenida Francisco Bicalho, onde estava a multidão, ele foi saudado e acabou preso em um congestionamento. O caminho não era o previsto pelas autoridades de segurança, mas acabou sendo adotado na hora com aval da Polícia Federal. A partir da Catedral Metropolitana, Francisco seguiu no papamóvel, para um rápido passeio até o Theatro Municipal e, de lá, novamente no Fiat até o Aeroporto Santos Dumont, de onde foi levado de helicóptero para o Palácio Guanabara, sede do governo do estado. Através de seu porta-voz, o pontífice afirmou, logo depois de se retirar para a Residência Assunção, que não ficou assustado com o assédio da multidão.

Confronto
O clima se manteve pacífico até as 19h45. No momento exato em que o papa chegava à Residência Assunção, no Sumaré, para pernoitar, começou o confronto entre manifestantes e policiais nas imediações do Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador estadual que passa por reformas. Foram lançadas bombas de efeito moral e houve correria e lançamento de duas bombas caseiras de um grupo em direção à PM. Pelo menos um policial sofreu queimaduras e foi levado para um hospital próximo.
Manifestantes, também foram detidos, acusados de incitar violência, mas liberados pouco depois, diante de gritos à porta da delegacia. No fim da noite, a Polícia Civil enviou um balanço informando a prisão de duas pessoas, a apreensão de um menor e a autuação de outras cinco pessoas na 9ª DP (Catete). Houve, ainda, a apreensão de onze coquetéis molotov.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Arcebispo versus Oficial Militar

Segundo versão dada por pessoas que testemunharam os fatos, no dia 16 de julho, Dia de Mariana e de Minas, antes da celebração da Missa Solene, um oficial militar procurou o pároco da igreja de Nossa Senhora do Carmo e determinou que ele fechasse as portas da igreja não permitindo que os fieis nela entrassem, pois ele queria entrar no templo para instalar na torre equipamentos que pudessem monitorar o comportamento das pessoas que iriam assistir às solenidades na Praça Minas Gerais com o propósito de evitar qualquer tentativa de manifestação popular durante as cerimônias do Dia de Minas.
O pároco recusou obedecer às ordens do oficial militar, que então o obrigou a assinar um documento constatando o ato de recusa de cumprir as ordens do militar.
Nesse momento, chega à porta da igreja para a celebração da missa o arcebispo de Mariana Dom Geraldo Lyrio Rocha que, em rápido e ríspido diálogo com o oficial militar não só deu respaldo ao pároco, como também o convidou a retirar-se do adro da igreja. O oficial ainda retrucou dizendo que igreja era um bem público, mas o arcebispo contestou dizendo que a igreja pertencia a arquidiocese, um bem particular e não público. Terminada a missa, o arcebispo contou os fatos para as pessoas que estavam assistindo à cerimônia religiosa, quando então foi longamente de pé ovacionado pelos presentes.
Nos últimos anos, o governo do Estado, que é responsável pela realização das solenidades do Dia de Minas Gerais, tem tomado muitas atitudes erradas e exageradas impedindo que o povo ordeiro e civilizado de Mariana participe das solenidades cívicas e religiosas, temendo suposta manifestação popular que, na verdade, não houve.
A exemplo do arcebispo, os políticos de Mariana, nossos representantes, precisam também protestar contra essa discriminação de obrigar o povo, se quiser assistir à cerimônia, a fazer cadastramento prévio e ainda por cima ser obrigado a sofrer vexame e humilhação de passar por uma revista do detector de metais para saber se estamos armados ou não. Um absurdo. O povo de Mariana não merece isso!

Pela transparência na Câmara Municipal de Mariana*

No site da Câmara de Ouro Preto você consegue acessar todo movimento financeiro da Câmara e da verba indenizatória dos vereadores, num clique sabe como e com o que estão gastando dinheiro dos nossos impostos. Isso já é prática em todas as Câmaras e Assembleias do Brasil onde os vereadores e deputados recebem verba indenizatória. Inclusive é lei!

O site da Câmara de Mariana não traz nenhum dado a esse respeito, apesar de ser muito bem feito, criado ano passado quando era o presidente da Câmara o Vereador Sr. Geraldo Sales de Souza, Bambu, que segundo nossas informações pagou por este site a quantia de vinte mil reais! Então se tem um excelente site e a ferramenta para divulgar as verbas indenizatórias dos vereadores de Mariana por que não é usado para que todos possam ver?

Enviamos pergunta ao atual presidente da Câmara Vereador Sr. Bruno Mol Crivellari se o site da Câmara iria revelar os gastos dos vereadores e da Câmara, mas até o fechamento desta edição não foi enviada resposta. Talvez porque os vereadores já estejam de recesso parlamentar durante o mês de julho. Aguardamos então, pois é imperioso hoje que haja clareza no trato dos negócios públicos.

*Editorial do jornal “O Espeto” nº 208 – 1ª Semana de Julho de 2013.

Meu comentário: não só a Câmara como também o município de Mariana, parece, não publicam também o quanto ganham de vencimento o prefeito, o vice-prefeito, os vereadores, bem como os secretários e funcionários públicos municipais comissionados ou não. Não se sabe a quantidade de funcionários públicos existente no município, seja por concurso público ou por nomeação política, o valor das despesas com verbas de representação, diárias, aluguel de veículos e gabinetes. É uma verdadeira caixa preta.
Seria muito útil e saudável para os contribuintes marianenses se o Ministério Público tentasse abrir essa caixa preta acabando de vez com este contumaz descumprimento da Lei da Transparência por parte de políticos marianenses detentores de mandatos eletivos.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

O neobarroco de Hélio Petrus



Hoje, dia 12 de julho, sexta-feira, às 20h30, no salão nobre da Casa de Cultura - Academia  Marianense de Letras, rua Frei Durão, 84, Centro Histórico de Mariana, será aberta a exposição “O NEOBARROCO DE HÉLIO PETRUS”. Embora tardia a vocação de Hélio Petrus para a arte do entalhe, ele se consagrou como grande ícone na arte sacra. Seu trabalho é reconhecido como neobarroco, além de ser professor e descobridor de talentos.
Homem culto, amável e de muita fé, assim é conhecido o mestre do entalhe de Mariana, Hélio Petrus Viana, 70 anos.  Nasceu em Felipe dos Santos, povoado distante 50 Km de Mariana, para onde foi ainda criança residir, fazer o curso primário e depois o seminário. Ele se inspira em obras dos mestres Aleijadinho, Vieira Servas e Manoel da Costa Ataíde para produzir seus trabalhos, cujo tema preferido é a Arte Sacra.
Petrus já esculpiu obras famosas como a Madona de Cedro, que a Rede Globo de Televisão usou para filmar a minissérie de mesmo nome em 1994. Tem realizado obras para a ornamentação de capelas e igrejas e para acervo de colecionadores particulares como a capela do padre cantor, Fábio de Melo.
Sua mais nova alegria é saber que o Papa Francisco que virá ao Brasil neste mês, receberá como presente, um São Francisco esculpido por ele, Petrus. É mais um coroamento do seu grande êxito. Para o presidente da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Roque Camêllo, “Hélio imprime em suas obras o caráter espiritual de sua própria vida plasmada em suas raízes familiares e entre as paredes do tradicional Seminário de Mariana, ícone da sabedoria e da religiosidade. É fruto também deste cenário vivo da cultura que são nossas cidades Históricas. Agora, Hélio vai para o Vaticano com seu São Francisco como já foi para o mundo com suas mãos abençoadas”.
Quando se deu, em 1999, o incêndio do Santuário do Carmo de Mariana, foi contratado para produzir réplicas de imagens consumidas pelo fogo. Seus trabalhos se encontram em vários estados brasileiros e em outros países como Portugal, França, Bélgica, Itália, Suíça, Japão e Estados Unidos.
A vocação artística se despertou somente aos 25 anos, quando cursava Letras. A partir deste momento, passou a estudar e conhecer o barroco com mais profundidade, principalmente a obra de Aleijadinho, Vieira Servas e Atayde, os grandes artistas mineiros do século XVIII.
 A descoberta da obra desses mestres inigualáveis, ali tão perto, fê-lo se encantar com a beleza barroca e se apaixonar pela arte. Sentiu-se motivado e começou a executar os primeiros trabalhos, os querubins, e a produzir certos detalhes que via nas igrejas marianenses. Anos mais tarde, aprofundou seu estudo sobre o barroco europeu, principalmente o italiano. Com isto, passou a utilizar tons mais claros denominados pátina. Petrus afirma que “procura tirar aquela densidade dramática e sofrida dos santos do barroco do século XVIII para torná-los mais alegres e joviais. Como por exemplo, os meus Sãos Franciscos trazem pássaros e não a caveira, algo comum, aliás bem usual, nas mãos do São Francisco das nossas igrejas setecentistas. Nas talhas, também as virgens e as madonas são geralmente jovens alegres. Por isto, meu trabalho é denominado neobarroco”.
Para a doutora em história Roselli Santaella, “o trabalho de Petrus é classificado como neobarroco, que apresenta um estilo genuíno com densa diversidade. Cada anjo tem o rosto próprio cujo entalhe traz uma encarnação sempre diferente”.
Hoje, Petrus tem um rico acervo de obras barrocas e o ateliê, no Centro de Mariana, onde trabalham com ele jovens artistas. Ao longo destes anos, procurou identificar talentos partilhando com estes sua arte, orientando-os no aprimoramento do estilo barroco na talha e na escultura em madeira. Seus seguidores fazem questão de chamá-lo de mestre. Em sua simplicidade afirma: “Foi uma gratificação muito grande esta inspiração que eu tive em associar a meu trabalho talentos jovens”. Sendo a obra na madeira demorada porque exige paciência e precisão no corte do entalhe, Petrus associou jovens habilidosos ao seu trabalho. Assim, conseguiu três coisas: primeiro o aprimoramento, depois uma produção suficiente para fazer exposições e uma terceira dar oportunidade e incentivar os aprendizes. Segundo o artista “não basta ter apenas habilidade, é necessário muita aplicação”.
O curador de arte e atual presidente do Instituto Brasileiro de Museus IBRAM, Ângelo Oswaldo, disse que “Hélio Petrus descende dos esplêndidos autores que tornaram a ornamentação dos retábulos e das naves do século do ouro a viagem delirante a um universo de formas encantadas. Sabe como acumular a riqueza dos detalhes e alcançar as nuanças que o cedro sugere. Madonas, anjos e arcanjos circunvolam em cirandas de nuvens. À frente de uma legião seráfica, Francisco de Assis conversa com os pássaros e se eleva, em êxtase, para o voo sublime”.
O turista que vai a Mariana se extasia diante de igrejas e monumentos do século XVIII, mas sua visita será mais completa se conhecer Hélio Petrus e seu ateliê ali na rua Dom Silvério, que o povo continua chamando rua Nova porque foi a última a ser construída quando Dom João V mandou planejar a cidade, em 1745. No meio desse ambiente de História e vizinho de nomes comuns da antiga Vila do Ribeirão do Carmo como Atayde, Aleijadinho, Servas e outros, é que vive Hélio Petrus, um nome do presente que o futuro incluirá entre aqueles. Já consagrado, não perde a simplicidade, o bom humor e a fidalguia em receber, com um sorriso constante e um coração generoso todos que o procuram.
Marlene Maia, presidente do Movimento Renovador de Mariana afirma: “O artista não tem pátria porque a arte é universal, mas Hélio Petrus não tem como negar sua obra revela a alma e o sentimento de Mariana”.
A acadêmica e especialista em História da Arte e especialmente em arte barroca professora. Regina Almeida afirma que: “A arte de Hélio Petrus transporta o céu para a terra e nos conduz, da terra, ao céu. É arte que enleva e eleva!
O evento integra as comemorações do cinquentenário da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras fundada em 1962 por intelectuais mineiros como Waldemar de Moura Santos, Pedro Aleixo, Alphonsus de Guimaraens Filho, Salomão de Vasconcelos, José Mesquita de Carvalho, Cristóvão Breyner, Wilson Chaves, Dom Oscar de Oliveira, Marly Moysés, Maria Teixeira e outros.
A exposição ficará aberta ao público de 13 a 31 de julho, diariamente, das 9h às 18h.
* Merania Oliveira: Curadora da exposição “Neobarroco de Hélio Petrus”.


terça-feira, 9 de julho de 2013

Estúdio Heráldico

ESTÚDIO HERÁLDICO
Prezado Ozanan
Sou heraldista (estudioso em brasões e bandeiras) e membro do CNCP Comitê Nacional de Cerimonial Público.
Analisando o brasão de Mariana, pude observar que o brasão municipal contém falhas heráldicas. O brasão contém sobre o seu escudo uma coroa de três torres em ouro. Três torres em ouro não existem na concepção de brasões. As coroas para cidades são de cinco torres em prata (branco). A coroa com cor dourada e de cinco torres é privativa e exclusiva da nossa capital mineira, Belo Horizonte.  Perdoe-me a franqueza, mas, para piorar a situação, acabo de ver que a Câmara Municipal de Mariana aprovou em 02/1/2013 um brasão para a Câmara.
Ora, o Brasão de Armas de uma cidade não é um logotipo e nem é aceitável que um poder, individualmente, tenha um brasão. Na Constituição Federal diz que, além do país, faculta aos estados e aos "municípios" brasileiros a adoção de símbolos próprios para retratar a história e as características de cada um deles. A Câmara Municipal de Mariana faz parte da história de Mariana, como poder. A grande maioria dos municípios adotou como símbolos da "CIDADE", o hino, a bandeira e o brasão. O brasão de Mariana é do município, sendo assim, tanto a Câmara quanto a Prefeitura detêm o mesmo brasão. O brasão é toda a representatividade da comunidade do povo de Mariana.
E se a prefeitura quiser ter o seu brasão? A junção dos poderes é o município. Sendo assim, como técnico da área, tendo normalizado os brasões de Belo Horizonte, Carangola, Confins, Betim, Taiobeiras, Pedro Leopoldo e atualmente trabalhando na normalização de Recife/PE, acho que deveria ser revista essa lei. Não é correto a Câmara de Mariana, cidade histórica e de relevante importância cultural mundial cometer um equívoco desses. É inaceitável que existam dois brasões para uma mesma cidade, isso causaria grande confusão para a identificação visual da cidade. Não quero aqui, nesse relato, zombar do belo trabalho feito em torno do novo brasão, mas peço que seja repensada a hipótese. Outro detalhe, inclusive, é que hoje, a maioria dos municípios está  abrindo mão de símbolos de campanha, ou seja, logomarcas (símbolos) de administrações de cidades, isso se faz, tendo em vista a economia dos cofres públicos com gastos desnecessários de 4 em 4 anos.
Coloco-me ao inteiro dispor, para quaisquer dúvidas pertinentes ao assunto.
Finalizo só reforçando que o que está acontecendo com a identidade visual do símbolo máximo de Mariana é muito sério.

Atenciosamente, Wagner Costa
(31) 9121-6571 (31) 3555-1125 Câmara Municipal de BH (31) 3423-8011.
Meu comentário: querendo contestar, coloco o meu blog à disposição da Câmara Municipal de Mariana.

sábado, 6 de julho de 2013

Museu da Música de Mariana - 40 Anos!

Minas celebra 40 anos do Museu da Música inscrito no programa Memória do Mundo 
Para homenagear os 40 anos do Museu da Música de Mariana, mantido pela Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (FUNDARQ), seu fundador, o Arcebispo Dom Oscar de Oliveira, e a cidade de Mariana pelos seus 317 anos, a CASA DE CULTURA-ACADEMIA MARIANENSE DE LETRAS, o MOVIMENTO RENOVADOR DE MARIANA, a MARIANATUR e o CONSERVATÓRIO DE MÚSICA MESTRE VICENTE convidam para o Iº INTERARTE MARIANA (música, canto e literatura das sacadas do solar, sede da Academia, Rua Frei Durão,84), hoje e amanhã, dias  06 e 07 de julho.
O Museu da Música de Mariana é, no gênero, o primeiro do Brasil. Está, desde 2011, inscrito no Programa Memória do Mundo da UNESCO, título correspondente a Patrimônio Cultural da Humanidade. Foi criado, em 1973, graças ao idealismo e esforços do Arcebispo Dom Oscar de Oliveira e de abnegados e respeitáveis músicos, musicólogos, museólogos e professores. Em seu acervo, há milhares de partituras dos séculos 18 e 19, de celebrados autores como João de Deus de Castro Lobo e do serrano Lobo de Mesquita.
Para o diretor executivo da FUNDARQ e presidente da cinquentenária Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Roque Camêllo, “o Museu da Música é um centro de RECEPÇÃO\PRESERVAÇÃO\DIFUSÃO do patrimônio histórico-musical luso-brasileiro. Trata-se de um precioso presente do passado reconhecido pela UNESCO. Pioneiro no gênero, mantém suas portas abertas a estudiosos do ramo, historiadores, musicólogos, músicos, professores, alunos e turistas em geral. Seu acervo pode ser visitado pelo site www.mmmariana.ogr.br . Já editou 11 livros e gravou 9 CDS, material este disponível em sua sede à rua Cônego Amando, 161, em Mariana-MG”.
Programação
O Museu da Música celebra suas “bodas de rubi” com concertos, exposição e o Iº INTERARTE MARIANA – música, canto e literatura – nos dias 06 e 07 de julho.
Dentro das comemorações, em Mariana, haverá:
Dia 06 de julho (sábado)
- Às 17h - Concerto com Les Petits Chanteurs de Bordeaux, Coral Canarinhos de Itabirito, Madrigal Padre Xavier e Orquestra de Câmara, na Catedral de Mariana acompanhados com o Órgão Arp Schnitger.
 - Às 20h30 - Iº INTERARTE MARIANA – música, canto e literatura das sacadas da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Rua Frei Durão, 84.
Serão ouvidos poemas e contos de membros da Academia Marianense de Letras e de patronos como Claudio Manoel da Costa, Alphonsus de Guimaraens, Alphonsus Guimaraens Filho, Dom Oscar de Oliveira, Regina Almeida, Paschoal Motta, Geraldo Reis, Anício Chaves, Maurílio Camêllo, Gabriel Bicalho.
Como não poderia faltar, nosso poeta maior Carlos Drummond de Andrade terá presença com poemas dedicados aos patronos Dom Viçoso e Alphonsus de Guimaraens.
- Apresentar-se-ão os corais marianenses TOM MAIOR E SILVINHA ARAÚJO e, como convidados da cidade coirmã, São João Del Rey, a cantora lírica Rute Pardini e o pianista Francisco Braga.
Dia 07 de julho (domingo)
- Às 10h - Concerto no Museu da Música, Rua Cônego Amando, 161, antigo Palácio dos Bispos. Serão executadas, no salão nobre, músicas profanas cujas partituras compõem seu precioso  acervo dos séculos XVIII e XIX .
 - Às 10h45 – Exposição temática, guiada, para conhecimento das peças e instrumentos raros do acervo do Museu.
Às 12,15 -  Concerto ao Órgão Arp Schnitger, na Sé Catedral Basílica de Mariana.