terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dom Barroso lança livro em Mariana


A Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras lançará hoje o livro “A grandeza de um pequeno projeto” de autoria de Dom Francisco Barroso Filho. Na solenidade, será prestada a este oupretano-marianense uma homenagem.
O evento será dia 16 de setembro, às 19h30, na sede da Academia, antigo solar onde funcionou a Intendência do Ouro, no século XVIII – Rua Frei Durão, 84, Centro Histórico de Mariana.

Dom Barroso passou parte de sua infância e adolescência em Mariana, nos Seminários Menor e Maior, fazendo os Cursos de Humanidades, de Filosofia e Teologia. É formado em Direito Canônico, além de ter cursos de violoncelo e regência. Nomeado bispo de Oliveira, realizou um importante trabalho de evangelização criando a Pastoral Vocacional juntamente com o Movimento Serra, Pastoral da Juventude, Familiar, Carcerária e da Criança.

Sendo um homem da cultura, foi regente e fundador do Coral e Orquestra São Pio X, o Museu do Aleijadinho e a Escola de Música de Ouro Preto. É membro de Academias além de autor de vários livros: “Museu do Aleijadinho”, Santa Teresinha e as Pastorais”, “A Espiritualidade na Arte”, “Ateísmo Contemporâneo”, “Reminiscências Históricas” e “Tricentenário de Ouro Preto”.

“A grandeza de um pequeno projeto” conta a história de seu avô, cujo apelido era “Tonico Barateiro” e através de fatos reais acontecidos na sua família o autor leva o leitor a reflexões do evangelho. Para o presidente da Academia, prof. Roque Camêllo: “A Grandeza de um Pequeno Projeto” é um encontro amoroso com a vida de seu avô materno, Antônio Luiz de Freitas, o Tonico Barateiro, nascido em Catas Altas da Noruega em 1860 e que viveu em Rio Espera, Ouro Preto e Cipotânea. A alcunha de Barateiro soltou para dentro da Família Freitas como se fosse sobrenome tal a força de seu significado “em virtude de suas qualidades excepcionais, enfeixadas por uma generosidade sem igual” como diz o acadêmico Ângelo Oswaldo em seu texto de apresentação do livro”.

A saudação a Dom Barroso está a cargo da Professora Hebe Rola e a Academia Infanto-Juvenil e o grupo de teatro da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras farão uma homenagem ao escritor antes da sessão de autógrafos