quinta-feira, 17 de maio de 2018

34ª edição do projeto Cantando Alphonsus


Música e literatura na 34ª edição do projeto Cantando Alphonsus
Esse evento faz parte da 16ª Semana de Museus, que acontece de 14 a 20 de maio em todo o país.

Hoje, dia 17 de maio, a partir das 19h, crianças e jovens cantam em homenagem ao poeta mineiro Alphonsus de Guimaraens, na 34ª edição do projeto Cantando Alphonsus - Sarau lítero-musical.

Esse evento faz parte da 16ª Semana de Museus –“Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” – e é uma realização conjunta do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens – SUMAV – SEC e da Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, com o apoio da Prefeitura Municipal de Mariana e da Casa de Cultura. Participam dessa edição: alunos das escolas de Mariana e Região, os integrantes da Academia Marianense Infantojuvenil de Letras Ciências e Artes, grupos musicais e todos aqueles que “Cantam Alphonsus". O Sarau será em frente à Casa de Cultura – Rua frei Durão – Centro, a partir das 19h.

O projeto
Cantando Alphonsus surgiu como proposta da Profª Hebe Maria Rôla Santos, do Departamento de Letras da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) com o objetivo de aprofundar os estudos sobre a obra do simbolista Alphonsus de Guimaraens, aproximando o público, de qualquer idade, desse ambiente secular. Posteriormente, o projeto passou a ser desenvolvido em parceria com o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens e Academia Infantojuvenil de Ciências Letras e Artes, sob coordenação da Profª Hebe. Há 29 anos, conta com a participação efetiva de unidades escolares públicas e particulares de Mariana e região.

Serviço:
XXXIV - Cantando Alphonsus - Sarau lítero-musical
Data: 17 de maio de 2018
Horário: 19h
Local: Em frente à Casa de Cultura – Rua Frei Durão – Centro
Maiores informações: musealphonsus@cultura.mg.gov.br - fone: (31) 3557-3259


sábado, 12 de maio de 2018

Casa de Cultura de Mariana lança livro


A presidente da Casa de Cultura de Mariana – Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, professora Hebe Maria Rôla Santos e a Diretoria Executiva têm o prazer de convidar Vossa Senhoria e Família para o lançamento do livro “O Perfume das Camélias”, do romancista Nilson Silva.
Contamos com suas honrosas presenças.
Dia: hoje, 12 de maio, às 19,30.
Local: Casa de Cultura de Mariana
Rua Frei Durão, 84 – centro histórico – Mariana (MG)
Este evento tem o apoio cultural do Movimento Renovador de Mariana

O PERFUME DAS CAMÉLIAS – livro de autoria do escritor NILSON SILVA será lançado em BELO HORIZONTE e MARIANA.
    Nos próximos dias 10 de maio, às 19h, em Belo Horizonte na livraria QUIXOTE (rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi), o escritor NILSON SILVA lançará seu novo livro: O PERFUME DAS CAMÉLIAS e no dia 12, às 19h30, em Mariana, na Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras (rua Frei Durão, 84 – Centro Histórico).
Depois de “Um Amor Entre As Montanhas”, já na segunda edição e “Sob O Luar dos Andes”, lançado na Bienal Internacional de São Paulo/2016, seus dois romances de grande sucesso, agora Nilson nos brinda com o “Perfume das Camélias”.
Para a vice-presidente da Instituição, professoraa Patrícia Ferreira dos Santos Silveira, “A Casa de Cultura - Academia Marianense de Letras se orgulha de realizar mais um lançamento de livro do romancista que já é sucesso, com uma fórmula bem-sucedida e uma feliz combinação entre os valores, cultura e paisagens de Minas a suaves notas de romance e enredos bem construídos! Nesta ocasião, teremos um singular momento de usufruir leitura e comentários sobre este livro por meio do Prefácio à referida obra. Este foi, a propósito, o último texto de autoria do inesquecível Prof. Roque Camêllo, Presidente de nossa agremiação por 31 anos de muito trabalho e abnegação.”
O livro nos conta a história de Venâncio, um destemido e dedicado oficial do Corpo de Bombeiros, que segue seu instinto e parte para a pequena Belmonte. Era o ano de 1979. Ao chegar ali, depara-se com uma enchente catastrófica que varre a cidade. A partir da sua chegada à cidade, inicia-se um romance com muitas surpresas e emoções.
Para o prefaciador, Roque Camêllo: “É um livro de ficção que traz à tona momentos históricos importantes do nosso país como a questão que afetou fazendas mineiras no início do século XX, a derrocada do café, e a Revolução Constitucionalista com os Paulistas pretendendo depor o governo Vargas.” Vale a pena ser lido, é um ótimo entretenimento.
Sobre o autor: NILSON SILVA, pai de três filhas, nasceu em 1962, na cidade de Diogo de Vasconcelos, MG, tendo vivido sua infância e adolescência na zona rural de Mariana e Acaiaca. Graduou-se na Faculdade de Ciências Humanas de Ponte Nova. MBA em Gestão de Pessoas pela FEAD, Belo Horizonte. Dedicou boa parte de sua carreira profissional atuando na Educação Corporativa da Caixa Econômica Federal, onde trabalha atualmente.
Depois de “Um Amor Entre As Montanhas”, já na segunda edição e “Sob O Luar dos Andes”, lançado na Bienal Internacional de São Paulo/2016, seus dois romances de grande sucesso, agora ele nos brinda com o “Perfume das Camélias”.