Hoje, 12 de fevereiro, às 19h30, na Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, rua Frei Durão, 84, Centro Histórico, a historiadora PATRICIA FERREIRA DOS SANTOS SILVEIRA fará palestra sobre o tema “O PADROADO RÉGIO E A IGREJA NO BRASIL COLONIAL NO SÉCULO XVIII”.
A Igreja, na época do Brasil Colonial e Imperial, estava sob o regime de PADROADO, ou seja, acordo entre a Igreja Católica e os Reinos de Portugal e Espanha no qual os poderes eclesiásticos eram delegados aos respectivos monarcas daqueles reinos que, administrando suas colônias, tinham a instituição religiosa sob suas ordens. Assim, os reis nomeavam os padres e os bispos que eram aprovados pelo Papa.
A professora marianense Patrícia é Mestre e Doutora em História Social e atualmente é Pós-doutoranda na UFMG nas Áreas do conhecimento: História Moderna, História do Brasil Colônia. Pesquisa as relações Estado-Igreja na Época Moderna no mundo ibérico, reguladas pelo Padroado Régio Ultramarino.
Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) desenvolveu suas pesquisas e publicou o livro “Poder e Palavra: discursos, contendas e direito de padroado em Mariana (1748-1764)”. Patrícia fez Estágio de Doutorado e atuou como Investigadora Visitante na Universidade de Coimbra, com bolsa do Santander Universidades. Tem experiência em Paleografia e em Ensino de História. Atua nas áreas de História Religiosa, Moderna e do Brasil Colonial.
Sua palestra objetiva não só o conceito e como funcionou o regime de Padroado, mas também mostrar a importância do rico Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Para o presidente da Academia Marianense, Roque Camêllo, “a professora Patrícia tornou-se hoje uma referência entre os estudiosos do tema do Padroado que tanto interessa à História luso-espanhola e particularmente ao Brasil e, em caráter especial, a Minas Gerais cuja circunscrição religiosa era governada a partir de Mariana. Louvo seu trabalho. Por ser mais uma pessoa da terra, agora com as avançadas possibilidades tecnológicas, a pesquisar algo tão próprio de sua origem, poderá aprofundar o tema e lançar novas luzes sobre o assunto”.
DIA 12 – Mariana – 18h30 e 22h
DIA 13 – 18h30 e 22h – (Flash da missa de Dom Viçoso na CARTUXA e informações sobre a Serra da Piedade em CAETÉ onde Dom Viçoso esteve em Visita Pastoral)
Nenhum comentário:
Postar um comentário