Escritores de Mariana lançam obra conjunta “Água do Coração”
A primeira cidade, celeiro da cultura de Minas Gerais, continua a gerar novos escritores e livros inspiradores. No próximo sábado (21/05), às 19 horas, na Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, será lançado “Água do Coração”, escrito pelos autores Nina Carta, Luciano Guimarães e Gualter Silva.
“Água do Coração” traz, num livro só, três obras distintas que se completam e surpreendem pela força de seus atores. De um lado, um passeio incrível pela memória impregnada no cenário tricentenário das ruas, praças e monumentos barrocos de Mariana. Do outro, textos mestrais e intimistas nos quais o leitor terá a oportunidade de viajar pela língua portuguesa.
“O livro é escrito por três autores, três obras diferentes, três pérolas negras. É impossível sair incólume da leitura mesmo porque, esteticamente, o elemento ‘água’ simboliza passagem”, destaca Adriana Tullio no prefácio do livro.
A ideia de unir três obras e três autores com estilos distintos num único livro foi de Luciano Guimarães. Para o escritor que tem “a maioria dos textos vindos dos sonhos”, nada mais natural do que, numa madrugada, acordar e escrever o primeiro texto que daria origem à obra homônima – “Água do Coração”. Logo em seguida, decidiu ousar: pesquisou e incorporou textos dos outros dois autores.
O segundo autor da obra é Gualter Silva, um “contador de histórias” nato. Na sua obra leva suspense, humor e um realismo fantástico para a relação da religião, fé e milagres que cercam a tradição religiosa como a de Mariana.
Estreia promissora
A terceira autora do livro, Nina Carta, é estreante na literatura. “Águas do Coração” inaugura sua promissora carreira e revela uma autora de estilo dramático e que remete a um ritmo inebriante de uma orquestra musical. Ao mesmo tempo em que convida o leitor a revirar seus próprios questionamentos de vida, levando-o ao ápice de uma descoberta, com um perfeito jogo de palavras – as quais mostra desenvoltura para combiná-las, Nina retoma as rédeas das conclusões como um maestro a domar seus músicos.
Para o presidente da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, prof. Roque Camêllo, "muito me alegra ver novos talentos produzindo literatura, sobretudo porque, num pais em que se lê pouco, este é um sinal inequívoco de possibilidade de transformação. Fundamental é nos conscientizarmos de que Cultura é a marca de identidade de um povo. Luciano, Nina e Gualter, eu os tenho como baluartes para a nobre missão. Em "Água do Coração", além do significado que Adriana Tullio, autora do prefácio, dá ao termo água, "passagem", eu pediria licença para incluir "vida". Três autores, três temas, todos passando e construindo a vida. A Academia Marianense os aplaude."
Lançamento do livro “Águas do coração”
Data: 21/05/16 (sábado), às 19h Local: Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras (rua Frei Durão, 84 – Centro Histórico – Mariana/MG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário