Mariana volta a ser capital de Minas Gerais*
“Mais bela que outrora, ela iria ressurgir”, dizia o poeta Alphonsus de Guimaraens. E resurgiu! Terra das primazias e inúmeros varões, berço de grandes artistas, poetas e escritores. A cidade que atrai olhares por suas belezas naturais e arquitetônicas será, mais uma vez, a Capital de Minas para comemorar seus 322 anos. Para comemorar este momento especial, solenidades religiosas e um festival de atrações artísticas e culturais acontecem em Mariana durante o fim de semana que antecede o aniversario da cidade, que é dia 16 de julho.
Mariana se desperta ao som dos sinos às 9 horas para celebrar, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, a missa solene em honra a padroeira. Com devoção e fé, moradores se unem às autoridades em orações na cerimônia que remonta uma tradição secular. Em seguida, acontece a sinfonia dos sinos que soam por 10 minutos em homenagem à cidade Primaz das Gerais, fundada em 1696 pelos bandeirantes paulistas em busca de ouro.
Após a celebração religiosa, o público é convidado a participar da cerimônia cívica oficial do “Dia do Estado de Minas Gerais”, às 10 horas, na Praça Minas Gerais. O ato simboliza a importância de Mariana como a primeira sede do governo. Tradicionalmente são homenageadas, com a comenda, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Mariana, Minas Gerais e, também, do Brasil. O evento, como no ano passado, será aberto ao público, em especial ao marianense, seguindo apenas os requisitos de segurança.
Dia de Minas
Instituída em 19 de outubro de 1979, a partir da sanção da Lei 7.561, pelo governador Francelino Pereira, a celebração do “16 de Julho” como o “Dia do Estado de Minas Gerais” é iniciativa do ex-prefeito e acadêmico Roque Camêllo (in memoriam”. A ideia dele foi lançada em 1977, na Casa de Cultura de Mariana – Academia Marianense de Letras, na sessão alusiva ao 281° aniversário de Mariana.
Com o apoio do então presidente da Casa, o historiador Waldemar de Moura Santos, dos acadêmicos, autoridades municipais e comunidade, Roque Camêllo encaminhou a proposta ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa. Com base em razoes históricas identificadas e pelas diversas primazias de Mariana, especialmente por ter sido o primeiro núcleo urbano organizado, instituiu-se o dia “16 de Julho” como o “Dia do Estado de Minas Gerais”. Neste dia, Mariana volta a ser a principal cidade do Estado e, conforme determina o artigo 256 da Constituição Mineira, com a transferência simbólica da capital para o município.
*Fonte: texto extraído do jornal “O Liberal”, edição n° 1297, de 06.07.2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário