Mariana comemora mais um grande avanço na preservação de sua história. Isso porque o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) aprovou em 18 de setembro, por unanimidade, o tombamento da igreja de Nossa Senhora das Mercês, de Bento Rodrigues.
Com a aprovação do dossiê de tombamento pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep), presidido pelo secretário de Estado da Cultura, Angelo Oswaldo, o templo passa a contar com a proteção da instituição estadual e será alvo de outras salvaguardas por parte do governo de Minas. “Felizes, ficamos extremamente felizes com essa notícia. A igreja já era tombada pelo município desde 2016 e queríamos muito que o Estado reconhecesse a importância desse monumento que tem um significado especial para a comunidade”, destaca o prefeito Duarte Júnior.
A igreja de Nossa Senhora das Mercês é do século XVIII e resistiu ao rompimento da Barragem do Fundão, em 2015, por estar localizada em um plano mais alto do distrito. A edificação é um belo exemplar da arquitetura colonial, rica em detalhes, tanto na sua fachada autêntica e preservada, quanto também no seu interior ornado com detalhes em madeira entalhada e policromada. O seu piso em pedra lavrada, cantaria, se destaca pela originalidade.
* Fonte: jornal "O Liberal" n° 1308, de 21.09.2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário