domingo, 15 de outubro de 2017

Falece o inventor do BINA*


Morre o inventor do identificador de chamadas Bina
Mineiro de BH, Nélio José Nicolai brigou anos na Justiça para receber de empresas. Operadoras de telefonia achavam que não haveria mercado para o produto.
 
     O técnico em comunicações Nélio José Nicolai, famoso por ter inventado o identificador de chamadas telefonias – o Bina -, morreu na última quarta-feira, dia 11, em Brasília, aos 77 anos. O enterro do mineiro de Belo Horizonte foi na quita-feira, mas a família só confirmou a morte à imprensa ontem.
     Nicolai, ex-jogador de futebol que seguiu nos estudos tardiamente, contava que o identificador de chamada foi construído no final da década de 70 em uma antiga maquina de calcular – na época, ele era funcionário da Telebras, empresa pública de telefonia.
     Sua invenção causou uma longa disputa judicial. Nicolau chegou a depositar 44 pedidos de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), até finalmente obter a patente do Bina em 1997. A medida não impediu de que a ideia seja utilizada por outras pessoas ou empresas, mas prevê o pagamento dos direitos.
     Em entrevista À APP, em 2013, Nicolai afirmou que as operadoras que ele procurou para falar sobre o uso da patente nunca foram receptivas.”Uma das empresas me disse: “Vá à Justiça, talvez seus bisnetos recebam algo”. Então eu decidi defender os direitos dos meus bisnetos”, contou.
     Depois disso, Nicolai foi à Justiça pedir o pagamento das operadoras de telefonia que usavam a tecnologia. Em 16 de agosto de 2012, a 2ª Vara Cível de Brasília determinou que as empresas que utilizavam o Bina depositassem, em juízo, 10% dos lucros que tinham com o invento. Porém, isso não demorou muito.
     No mês seguinte, a decisão que determinava que a Vivo depositasse os 10% foi suspensa, sob a alegação de insegurança jurídica. Um processo contra a Claro terminou em acordo, mas o valor exato não foi revelado. “Com o tempo entendi o que realmente é uma invenção. Eu achava que estava quebrando um galho, que era o tal do jeitinho brasileiro”, disse, na época.
 
Outras criações
Nicolai dizia também ter inventado o sistema que avisa quando alguém está ligando durante uma chamada em andamento, registrado no INIPII em 1992, e o que envia SMS de transações financeiras feitas por cartão de crédito. Em entrevista a O TEMPO em 2012, ele contou que, quando uma empresa passava a usar uma de suas ideias, o que Le ouvia era “entre na Justiça e busca seus direitos”.
“Eu me propus a lutar. Quanto mais problemas eu tinha, mais eu trabalhava em outras invenções”, dizia. Nicolai parou de contar suas criações na centésima invenção. Ele deixa quatro filhos, dois netos e muitas invenções.
*Fonte: jornal “O TEMPO”, de 14.10.2017.
 
Meu comentário: na década de 1980, eu comprei aqui em Mariana o Bina na loja do comerciante Décio Saleh. O aparelho funciona bem até hoje. Ele é capaz de registrar 250 chamadas emitidas e 250 chamadas recebidas, com data, horário e tempo de ligação, se foi atendido ou não. Hoje, os telefones modernos só registram a última ligação.
No passado de péssima memória, Bina foi muito importante em Mariana para identificar pessoas covardes que gostavam de chantagear a nossa sociedade. Quando perceberam que os números de seus telefones estavam registrados no Bina, não desistiram e continuaram a nos ameaçar usando os telefones públicos, os famosos “orelhões”. Graças a Deus, Mariana hoje é uma cidade civilizada, sem quaisquer preconceitos.

Nenhum comentário: