quinta-feira, 19 de junho de 2008

Foto de candidato a vice-prefeito na urna


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu nova alteração nas informações que serão exibidas pelas urnas eletrônicas nas eleições. Na tela, o eleitor poderá ver também a foto do candidato a vice-prefeito. A intenção do TSE é informar melhor o eleitor sobre os candidatos que estão sendo votados. A mudança na tela da urna cria também a necessidade de entrega da foto do candidato a vice-prefeito na hora do registro da candidatura. A partir de agora, os candidatos, partidos e coligações que fizerem o registro devem incluir, além da foto do candidato a prefeito, a fotografia do vice que integra a chapa.

Meu comentário: Essa decisão do Tribunal Superior Eleitoral me fez lembrar um episódio inédito na política brasileira, acontecido aqui em Mariana, nas eleições municipais de 2000, quando o atual prefeito municipal Celso Cota Neto foi eleito pela primeira vez.
Naquela ocasião, quem sairia candidato ao cargo de prefeito era o falecido ex-prefeito João Ramos Filho. Sua foto já estava inserida na urna eletrônica, quando sua candidatura foi impugnada.
Alegando impossibilidade de retirá-la da urna eletrônica, em tempo hábil, a então juíza eleitoral, Soraya Hassan Bas, manteve a sua foto na urna. Na urna eletrônica existiam duas fotos: a de João Ramos e a de seu concorrente Marco Mol. Teoricamente o eleitorado marianense votou num candidato e elegeu outro fora da urna eletrônica. A coligação partidária adversária, julgando-se prejudicada, recorreu, mas o Tribunal Regional Eleitoral confirmou o resultado do pleito.
Na ocasião, esse inusitado episódio político eleitoral mereceu amplo destaque na mídia nacional.

Nenhum comentário: