Como já noticiado neste Blog, em 16 de Julho, Dia de Mariana e do Estado de Minas Gerais, Dom Duarte, Duque de Bragança, doou ao município de Mariana um quadro com o rosto da Rainha Maria Ana D'Áustria, esposa de Dom João V e cujo nome deu origem a cidade. Esta tela, pintada em 1745, veio de Portugal para compor o acervo artístico-cultural de nossa cidade.
Hoje, esteve em Mariana a equipe de reportagem do programa "Terra de Minas" da Rede Globo com o propósito de fazer uma matéria jornalistica sobre a tela, abordando o significado histórico da doação.
Quando entrou na Câmara Municipal de Mariana, a equipe da Rede Globo encontrou a tela, ainda encaixotada, jogada ao chão, em pleno salão nobre do plenário da edilidade marianense. Ao retirar a tela do caixote para iniciar as filmagens, a equipe de reportagem da Globo constatou que a moldura do quadro estava empenada e havia sulcos marcando a tela.
Na ocasião, foram convidados para dar entrevistas abordando a importância da doação histórica do quadro da rainha Maria Ana D'Áustria para município os professores José Arnaldo, Rafael Santos e Efigenia da Natiividade, a Natinha.
Deixar uma obra de arte de valor histórico incomensurável jogado no chão é uma demonstração de falta de cultura e de educação. É um descaso revoltante.
E por falar nisso, fui informado que o Arquivo da Câmara, sob a guarda e proteção do ICHS, está alojado num local insalubre, onde há goteiras de chuva que molham e danificam irreversivelmente os documentos históricos.
Se isso realmente for verdade, e eu não acredito, é um fato muito grave e que merece uma providência urgente da Mesa Diretora da Câmara, a principal responsável pela preservação do precioso arquivo que guarda a memória civil, histórica e política de Mariana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário