quarta-feira, 2 de julho de 2008

Como seria o quadro político-eleitoral?

A pergunta é inevitável. Como ficaria o quadro político eleitoral nas eleições municipais deste ano, caso João Ramos Filho não tivesse morrido? Mudaria muito ou pouco ou nada mudaria? Para responder estas e outras indagações é preciso fazer algumas reflexões.


Tanto João Ramos Filho como Cássio Brigoline Neme já tinham condições de saber que ambos já não podiam ser candidatos, porque seus últimos recursos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) tinham sido indeferidos e já publicados na Internet em 08.05.08, sete dias antes de sua morte.

Como eles já estavam inelegíveis, qual seria a posição dos dois? Iriam juntos apoiar um candidato comum ou cada um apoiaria um candidato diferente?

As convenções partidárias realizadas no dia 29.06.2008, já esclarecem, em parte, as dúvidas acima suscitadas.
Segundo fontes bem informadas, o Cássio Brigoline Neme irá dar apoio político ao candidato Duarte Júnior. Ora se o João Ramos estivesse vivo, Cássio Neme daria apoio a seu candidato?

Segundo se sabe, se ele não fosse candidato, o preferido dele seria a sua esposa Terezinha Ramos, o que acabou acontecendo. Por que o Cássio não apoiou Terezinha Ramos preferindo o Duarte Júnior? E João Ramos apoiaria também um candidato indicado por Cássio?

Nenhum dos dois tinha confiança recíproca em apoiar o candidato indicado por um ou por outro.
Portanto, no meu entendimento, o quadro político-eleitoral pouco mudaria. Só vejo duas mudanças.
1. Se ele estivesse vivo, duvido que a atual Esquerda dissidente II, liderada pelo Duarte Júnior e os novos ramistas infiéis que o acompanham lançariam uma candidatura para o cargo de prefeito, pois são correligionários que sempre viveram à sombra do prestígio político-eleitoral de João Ramos Filho, sem luz própria e ruins de votos.

Os antigos e tradicionais cabos eleitorais ramistas e bons de serviço e de votos, por causa daquele rompimento político em 2004, acabaram ficando com o prefeito Celso Cota.

2. Outra novidade no quadro político eleitoral deste ano foi o lançamento de três candidatos naninos que irão disputar o cargo de prefeito.

Nenhum comentário: