A Central de Boatos Políticos (CBP) surgiu em Mariana em 1982. A especialidade da CBP é espalhar mentiras político-eleitorais pela cidade e distritos. A CBP só funciona durante as eleições municipais. Naquela época, há 26 anos, os políticos sujos, sócios e fundadores da CBP, espalharam a noticia de que um candidato adversário deles tinha preconceito racial, não gostava de negros nem de pobres.
O então candidato, vítima das mentiras, perdeu as eleições, felizmente não por causa do preconceito racial, mas sim pela maior fraude eleitoral acontecida na política marianense no século 20, quando milhares de eleitores de fora foram transferidos ilegalmente para Mariana. Na ocasião, o alistamento eleitoral ainda era feito manualmente em cartórios dirigidos por escrivães nada confiáveis.
Nas eleições seguintes, a tropa política da CBP mudou a estratégia: ao invés de acusar o candidato adversário de preconceito racial, propalou a noticia de que ele iria instalar a Copasa em Mariana, ou seja, os eleitores teriam que pagar taxa cara para ter água tratada.
Em qualquer cidade civilizada, um candidato que prometesse tratar de água seria aplaudido. Mas aqui em Mariana, para os gaveteiros que não gostam de pagar nada e querem tudo de graça, Copasa é um palavrão, uma idéia obscena. É capaz de derrotar qualquer candidato que tenha um pouco de carinho com a saúde do povo. Preferem consumir de graça a água suja a tratá-la pagando. O candidato teve que desmentir que não traria a Copasa para Mariana e, mesmo assim, perdeu a eleição.
Atualmente, o município está tratando da água, mas sem cobrar taxa. O tratamento de água custa muito caro aos cofres públicos, mas nenhum prefeito ainda teve a coragem de cobrar para não perder eleição. Como não há cobrança, esse criminoso desperdício de água virou uma rotina na vida marianense. Quando falta água nas residências, principalmente nesse período agora de longa estiagem, sai um caminhão pipa da prefeitura distribuindo água de graça pela cidade. Enquanto isso, a população fica desperdiçando água lavando passeios, veículos, ruas, enchendo as piscinas. Um absurdo!
Neste ano eleitoral, a Central de Boatos Políticos voltou a funcionar a pleno vapor com a mesma lengalenga de sempre. Sem nenhuma criatividade, os políticos sujos de hoje como os de ontem estão espalhando a mesma e velha mentira contra o mesmo candidato de 1982: que ele é racista, não gosta de negro nem de pobre e que vai instalar a Copasa em Mariana.
Os fanáticos políticos não desistem, insistem. O banditismo político irá continuar. Se o candidato eleito não for o deles, irão espalhar a mentira de que não irá tomar posse. Se tomar posse, irão espalhar a mentira de que seu mandato de prefeito eleito será cassado.
A ilusão política dura quatro anos. A história é velha, velhíssima, mas o enredo, como sempre, é o mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário