quinta-feira, 20 de março de 2008

Memorial Diogo de Vasconcelos

Na rua Dom Viçoso, outrora rua da Olaria, existia uma casa onde residiu o grande historiador mineiro e marianense Diogo de Vasconcelos. Esse imóvel ruiu e desapareceu. Em 1943, com o desaparecimento do solar dos Vasconcelos, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais sugeriu ao Estado de Minas Gerais a desapropriação do imóvel para evitar que ele fosse a leilão público. Em maio de 1943, data do centenário de nascimento de Diogo de Vasconcelos, o Instituto Histórico fez uma romaria cívica a Mariana e ali colocou solenemente com o concurso das Câmaras de Mariana e Ouro Preto, do clero e do povo uma placa comemorativa.
Em 10.05.1946, através do Decreto nº. 2.220, o Estado de Minas Gerais desapropriou o imóvel. Com a doação do imóvel do Estado para o Município de Mariana, será erguido no local pela Prefeitura a Casa do Professor e nela o Memorial de Diogo de Vasconcelos.
A placa que existia afixada no muro já desapareceu há muitos anos. Agora em março de 2008, o muro desabou. No lugar do muro a prefeitura colocou um tapume.

Nenhum comentário: