sábado, 21 de junho de 2014

Copa do mundo

Memória esportiva

Acompanho a Copa do Mundo desde 1950 quando há 64 anos ela foi realizada pela primeira vez aqui no Brasil e eu tinha apenas 9 anos de idade. Naquela época, o Brasil era ainda um país muito atrasado, existiam nele somente duas emissoras de rádio que transmitiam jogos de futebol: a Rádio Nacional e a Rádio Continental, ambas sediadas no Rio de Janeiro e aqui sintonizadas. Havia também duas incipientes emissoras de televisão: a TV Tupi no Rio e a TV Record em São Paulo, ambas transmitiam imagens apenas para as duas cidades e que ainda não tinham condições tecnológicas para transmitir uma Copa.

Os brasileiros só tinham duas opções: ou irem aos estádios, atualmente chamados de arenas, ou então escutar as transmissões através do rádio. Os jornais do Rio e de São Paulo só chegavam aqui em Mariana com dois dias de atraso, enquanto os de Belo Horizonte só chegavam no dia seguinte. A qualidade de som das emissoras de rádio não era boa, havia muitos ruídos produzidos por receptores de sinais de rádio devido à interferência da eletricidade da atmosfera.

A derrota do Brasil para Uruguai no final da Copa, quando então a perdemos de forma melancólica, teve péssima repercussão para nós marianenses, pois o dia fatídico ocorreu justamente no dia 16 de julho, quando Mariana comemorava os seus 254 anos de existência. Naquela época, as comemorações eram apenas religiosas como a procissão da padroeira Nossa Senhora do Carmo e esportivas como jogos de futebol do Marianense e do Guarany contra adversários visitantes e também do tradicional baile na sede do Marianense e a famosa retreta da Banda União XV de Novembro no Coreto do jardim.

Com a derrota, as solenidades civis foram canceladas, a cidade, ainda muito pequena com menos de dez mil habitantes, triste e vazia, virou um velório. Foi, sem dúvida, uma triste memória de minha infância que jamais esquecerei!

Nenhum comentário: