domingo, 28 de maio de 2017

33° Cantando Alphonsus 2017


Música e literatura – Sarau lítero-musical 

     No último dia 17 de maio, a partir das 19h, crianças e jovens cantaram em homenagem ao poeta mineiro Alphonsus de Guimaraens, na 33ª edição do projeto Cantando Alphonsus - Sarau lítero-musical, realizado em palco montado em frente à Casa de Cultura de Mariana.

     Esse evento fez parte da 15ª Semana de Museus – “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” – e foi uma realização conjunta do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens – SUMAV – SEC e da Academia Marianense Infanto Juvenil de Ciências Letras e Artes, com o apoio da Casa de Cultura/Academia Marianense de Letras Ciências e Artes e Prefeitura Municipal de Mariana.

     Participaram dessa edição: A presidente da Academia Marianense de Letras, Coordenadora da Academia Infantojuvenil, Profª Hebe Maria Rôla Santos, a Superintendente de Museus de Minas Gerais, Sra. Andrea Matos, a Coordenadora do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, Ana Cláudia Rôla Santos, o Profº Aldo Sobral, o Grupo Violar – Curso de Violão Professor Waldemar de Moura Santos, a Academia Infantojuvenil de Letras, os poetas Aldravistas, o Losna Teatro Comunitário, músicos da Sociedade Musical União XV de Novembro, Brenda Lalicker – clube de Leitura Livro no Museu, os alunos e professores das escolas: E. E. de Antônio Pereira – Ouro Preto, E. M. Marphiza Magalhães Santos – Santa Bárbara, E. M. de Passagem de Mariana, E.M. Dom Luciano, E.M. Monsenhor José Cota, Centro Educacional Municipal Padre Avelar, E. E. Professor Soares Ferreira, E. E. Dr. Gomes Freire, E. E. de Ensino Médio das Cabanas, os alunos do Curso de Teologia do Seminário São José e a comunidade de Mariana.

Idealizadores do projeto

Cantando Alphonsus surgiu como proposta da Profª Hebe Maria Rôla Santos, do Departamento de Letras da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) com o objetivo de aprofundar os estudos sobre a obra do simbolista Alphonsus de Guimaraens, aproximando o público, de qualquer idade, desse ambiente secular. Posteriormente, o projeto passou a ser desenvolvido em parceria com o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens e Academia Infanto-Juvenil de Ciências Letras e Artes, sob coordenação da Profª Hebe Maria Rôla Santos.

Nenhum comentário: