quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Panorama Político (1)


No meu entendimento, caso João Ramos ainda estivesse vivo e mesmo não participando diretamente das eleições municipais, pois já estava inelegível, tenho quase certeza que não teríamos essa proliferação de seis candidaturas ao cargo de prefeito. No mínimo duas candidaturas: uma apoiada pelo atual prefeito, outra apoiada pelo ex-prefeito. No máximo, talvez, uma terceira candidatura avulsa.


O antagonismo político entre os dois concentraria todas as forças políticas dispersas em torno deles, o que inviabilizaria essa enxurrada de candidatos medíocres que, além de não terem nenhuma militância política, sequer têm prestígio eleitoral. Muitas candidaturas surgiram com o propósito de ocupar o vazio político-eleitoral deixado por JR e com a esperança oportunista de herdar seus votos.


Como se sabe, o quadro político marianense é muito pobre, a maioria não tem prestígio político-eleitoral. São quase todos ruins de votos. Ultimamente, os dois únicos políticos que demonstraram ter prestígio eleitoral foram João Ramos e agora Celso Cota que mostrou muita força ao vencê-lo nas eleições passadas, com quase quatro mil votos de frente.


Se não houver nenhuma desistência até o dia das eleições, seis candidatos irão disputar o cargo de prefeito. As pesquisas particulares encomendadas pelas coligações partidárias, não registradas no Cartório, e que, portanto, não podem ser divulgadas, indicam a existência de três primeiros candidatos com boas, razoáveis e ruins intenções de votos. O número de indecisos ainda é grande.


As outras três candidaturas bancadas por partidos nanicos, como já era esperado, estão muito ruim nas pesquisas. Se as eleições fossem hoje não teriam a menor chance. Esse pessoal ruim de voto sempre tem a esperança de haver uma reviravolta eleitoral a seu favor . Sem nenhuma proposta concreta de mudanças, sonha com a remota possibilidade de ganhar eleição apostando num improvável voto útil de protesto contra os políticos tradicionais. Esses candidatos malucos vivem sonhando com a zebra eleitoral!


Nos Bastidores da Política.

No dia 2 de agosto, sábado, na sede do Guarany, a Coligação Mariana de Cara Nova se reuniu para homologar o nome de Josires, esposa de Cássio Brigoline Neme, como candidata a vice na chapa de DU, em substituição ao vice Firmo que havia sido escolhido antes e posteriormente rejeitado. Nessa convenção, compareceu o deputado Jairo Lessa, antigo aliado de Zezinho Salete, hoje escolhido vice na chapa de Roque Camêllo.
Segundo informações de bastidores políticos, Jairo Lessa compareceu ao evento para apoiar o candidato DU, alegando que não estava mais com Zezinho Salete porque ele mudara de lado, sem explicar que lado era esse.
Na verdade, sentindo que não tinha mais espaço político entre os companheiros do atual prefeito, Jairo Lessa, precavidamente, para não ficar órfão de cabos eleitorais para o ano de 2010, resolveu dar apoio ao grupo liderado pela Esquerda dissidente 2 de DU e pela Direita dissidente de Cássio. Nas eleições parlamentares de 2006, o atual prefeito e seu vice apoiaram para deputado estadual a candidatura de Gustavo Corrêa e só Zezinho Salete o apoiou.
Ainda de acordo com informações de bastidores, comenta-se que o grupo que hoje forma a Coligação Mariana avança com a Força do Povo irá apoiar o Celso Cota como candidato a deputado estadual em dobradinha com o atual secretário de Esportes e da Juventude,Gustavo Corrêa, primo do governador Aécio Neves, que sairia como candidato a deputado federal nas próximas eleições parlamentares de 2010.

Nenhum comentário: