quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Propaganda institucional

Durante todo o ano de 2009 e o inicio deste ano de 2010, a Câmara Municipal de Mariana fez matéria publicitária paga em todos os meios de comunicação de Mariana e da região dos Inconfidentes.
Um fato interessante acontecia. As matérias institucionais veiculadas não davam nenhum destaque às atividades legislativas da Casa nem sequer destacavam as atividades parlamentares dos vereadores. A Câmara pagava meia pagina de jornal, quando não era uma, para dar recados que todo mundo já sabe, sem a menor importância política, social ou interesse público.
Alguns exemplos: “Não se esqueça! Reuniões ordinárias da Câmara de Mariana. Todas as segundas-feiras a partir da 19 horas”. “Caro cidadão, a Câmara de Mariana estará em recesso parlamentar durante o mês de janeiro, portanto, não haverá reuniões ordinárias neste período. As reuniões voltam a acontecer, normalmente, a partir do dia 1º de fevereiro, todas as segundas- feiras, às 19 horas.”.
São informações que poderiam ser divulgadas de graça, que se tornaram matérias pagas e que custam muito caro aos cofres públicos. O espaço publicitário pago não é aproveitado para melhorar a imagem do legislativo nem das atividades de seus parlamentares. Usar espaço publicitário pago para dar esse tipo de informação, no meu entendimento, salvo melhor juízo, é jogar dinheiro público fora. Urge, pois, usar o espaço publicitário pago com informações de maior interesse público, político e social.
Conclusão da historia: o poder executivo não soltou grana para a imprensa. Por causa disso, durante todo o ano de 2009, o prefeito apanhou feio qual um cego em tiroteio. Já a Câmara Municipal e seus vereadores foram amplamente poupados e elogiados. Também pudera: com dinheiro público no bolso e regabofe natalino, nao há imprensa que resista a tamanha generosidade parlamentar!...

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