sexta-feira, 14 de junho de 2013

Lançamento do livro "Para sempre Bagdá"

Márcio Valadares Vasconcelos conta suas experiências no Iraque em guerra
A Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras recebe MÁRCIO VALADARES VASCONCELOS, hoje, 14 de junho, às 19h30, na sede da instituição (rua Frei Durão, 84-Centro Histórico) para palestrar sobre “Momentos marcantes da sua história no Iraque” e lançar o livro de sua autoria Para Sempre Bagdá.
Márcio Nogueira Valadares Vasconcelos, advogado, poeta e escritor, nasceu em Belo Horizonte. Em 1979, aceitou o desafio de trabalhar na consultoria jurídica da construtora Mendes Junior no Iraque. Logo depois, eclodiu a guerra Iraque-Irã que Márcio vivenciou, por oito anos.  Em seguida, deu-se a crise do Golfo de 1990, culminando em conflito com os Estados Unidos e aliados. Enfrentou desafios profissionais e viagens a diversos países, pela empresa.  Tudo isto dentro de um contexto quando o autor residiu no Iraque trabalhando com outros brasileiros que fizeram história nas terras mesopotâmicas. Dois dos seus filhos são nascidos às margens do Rio Eufrates. 
  Para Sempre Bagdá revela momentos marcantes da história contemporânea do Iraque, com mensagens e reflexões de alcance universal, sem ser mero livro de história. Descortina tradições islâmicas e aspectos culturais, políticos e ideológicos em guerras de Saddam Hussein. São estórias dentro da história, dela inseparáveis.  Ficção e não ficção se mesclam, em perfeita harmonia. O autor se projeta como narrador e protagonista de fatos vividos, não raro ao lado de personagens que parecem reais, sem desprezar o tempero da fantasia e do humor, na dose certa, para tornar gostosa a leitura da obra.
 O diplomata Carlos Alberto Reis, com quem conviveu no Iraque e prefaciador do livro, diz “Se escrever é sempre recordar, deixando indeléveis suas memórias, Márcio conseguiu o que queria: tornou-se livro para o mundo”. A historiadora marianense Margareth Marton vislumbra, com muita razão, a forma poética de que se reveste “Para sempre Bagdá” ao afirmar “estas memórias, tão poeticamente escritas”.
Para o presidente da Academia Marianense de Letras, prof. Roque Camêllo, “Para Sempre Bagdá – Memórias vivas de um Tempo de Guerra é um livro rico de informações sobre um dos países mais importantes da história da humanidade. A narrativa é bem elaborada, criativa, com uma linguagem escorreita e recheada de informações importantes sobre outra civilização. Prende-nos e nos faz refletir sobre a importância da liberdade e o direito de ir e vir. Valadares Vasconcelos é um escritor talentoso que conquista e enriquece o leitor com suas experiências de vida junto a sua família, sozinho ou liderando milhares de trabalhadores em terras tão distantes. Vale a pena conversar com o escritor e saborear seu livro porque foi ele testemunha viva de um tempo.”

Nenhum comentário: