domingo, 25 de agosto de 2013

Centro de Cultura SESI de Mariana - 20 anos!



A programação comemorativa conta com rua de lazer e atividades culturais e de bem-estar
O Centro de Cultura SESI de Mariana comemora neste domingo, dia 25.03.2013, na Praça Gomes Freire (Jardim), seus 20 anos de implantação na cidade, havendo mostras artísticas dos alunos da Escola de Cultura. Para a criançada, rua de lazer com brinquedos, guloseimas, sala de leitura e acesso à internet. Para os adultos estressados, espaço com massagem e serviços de orientação sobre saúde.




Programação

Às 13 horas, Capoeira Artes das Gerais.
Às 14 horas, Mostra de alunos da Escola de Cultura (música e dança).
Às 15 horas, Apresentação da Sociedade Musical União XV de Novembro.
Às 16 horas, Balé Tânia Suares.
Às 17 horas, Shows musicais (bandas Galaxies 67, Flor Cecília e Scaktus.
Às 19 horas, Exibição do curta metragem Passagem, sob a direção de João André Grossi

Cine Teatro Mariana
Memória cultural

    Comecei a frequentar o Cine Teatro Mariana em 1950, quando tinha apenas nove anos. Devido à idade, só podia assistir a filmes que eram exibidos nas matinês que se realizavam nas tardes de domingo, às 14 horas. Naquela época, havia sessões cinematográficas, de segunda a sexta-feira, às 19 horas. Aos sábados e domingos, havia duas sessões: a primeira às 18 horas e a segunda às 20 horas.
    A exemplo do que acontecia nas igrejas, quando os sinos anunciavam as missas três vezes antes de elas começarem, igualmente, antes de começar as sessões cinematográficas, uma sirene anunciava o começo delas também por três vezes.
    As sessões de sábado e domingo, às 18 horas, eram as mais preferidas de jovens e namorados que, após assistir aos filmes, iam frequentar as horas dançantes no Marianense e no Guarany. As sessões das 20 horas eram frequentadas por casais e pessoas mais idosas.
    Desde minha infância até a idade adulta, duas empresas exploraram o ramo cinematográfico na cidade: os Irmãos Trópia de Ouro Preto e a Empresa de Cinema Brasil, de Ubá. Depois que essas duas empresas foram embora, Mariana ficou sem diversão cinematográfica durante quase 30 anos.
    Durante algum tempo, um prefeito resolveu transformar o Cine Teatro Municipal num depósito de material de construção da prefeitura. Ao invés de cinema e teatro, o local virou depósito de cimento, cal, madeira, tijolos, etc.
    A restauração do prédio só se tornou realidade quando a Casa de Cultura de Mariana, através de seu Presidente, Roque Camêllo, pediu ao saudoso e benemérito cidadão honorário de Mariana, José Alencar da Silva, então Presidente da FIEMG, que a instituição bancasse toda a obra de revitalização do Cine Teatro Municipal, o que felizmente se concretizou, tornando-se uma das instituições culturais mais modernas e bem equipadas da Região dos Inconfidentes.
    A implantação do Centro de Cultura SESI-Mariana foi viabilizada graças ao estabelecimento de convênio de cooperação mútua com a Prefeitura Municipal de Mariana e o SESI/DRMG. Para tanto o Cine Teatro Mariana foi cedido ao Sistema FIEMG, em regime de comodato, e foram realizadas as reformas e adaptações técnicas necessárias para adequação do espaço à sua nova finalidade.

Nenhum comentário: