sábado, 24 de maio de 2014

Morre Lalá, 1ª mulher presidente da Câmara

Memória política
Faleceu no dia 22 de maio, no Lar dos Idosos, com mais de 100 anos, a dona Odete Alves do Espírito Santo, conhecida nos meios sociais e políticos como Dona Lalá, filha do Dr. Octávio do Espírito Santo, advogado e chefe político da Direita na década de 1950. Ela e seu pai, Dr. Octávio, residiram durante muitos anos no imóvel localizado na Rua Direita, onde hoje está instalado o Centro de Atenção ao Turista (CAT).
Ela foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Câmara Municipal de Mariana, no período de 1971 a 1972. Filiada à Arena, ela foi eleita na eleição atípica de 1970, para um mandato-tampão de apenas dois anos, instituído pela ditadura militar, para evitar que as próximas eleições municipais coincidissem com as eleições gerais para deputados estaduais e federais, governadores e presidente da República.
Em 1970, dona Lalá dividiu com Cecília de Jesus Marques, eleita pelo MDB, a honra de serem as duas primeiras mulheres a ocupar uma Cadeira no legislativo municipal marianense. Posteriormente, já no século XXI, tivemos a eleição de mais duas mulheres: Aída Ribeiro Anacleto do PT (2008 a 2012) e Daniely Cristina Souza Alves do PR (2013 a 2016).
Nessa eleição de 1970, com o apoio de João Ramos Filho que não pôde sair candidato, pois fôra vetado pelo Dr. Celso Arinos Mota, então chefe da Esquerda marianense, foram eleitos para o cargo de prefeito e vice o escultor Hélio Petrus Viana e João Rapallo, vencendo o então candidato da Direita, João Chaves Sampaio. Nessa ocasião, foram eleitos onze vereadores: Odete Alves do Espírito Santo, Derli Pedro da Silva. Benjamim Gomes de Carvalho, José Luiz Alves, José Bernardino de Souza (Lucas), José Pereira dos Santos, José Maria Leal Barbosa (Zeca Barbosa), João Bosco da Fonseca Ferreira Carneiro, Cecília de Jesus Marques, Ovídio Vicente de Lima e Benjamim Lemos.

Nenhum comentário: