sábado, 10 de outubro de 2015

Palestra de Adriano Espínola


Palestra do poeta, ensaísta e professor  Adriano Espínola na Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras

A Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, dentro das comemorações dos seus 53 anos, realizará a palestra do poeta, ensaísta e professor ADRIANO ESPÍNOLA, abordando o tema "O TRIUNFO DE EROS EM CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE” e o lançamento de seu livro “ESCRITOS AO SOL”. O evento será realizado hoje, dia 10 de outubro, às 19h, na sede da Academia, Rua Frei Durão, 84, Centro Histórico de Mariana.
A Academia foi criada, em 28 de outubro de 1962, por intelectuais mineiros entre os quais Waldemar de Moura Santos, Pedro Aleixo, Alphonsus de Guimaraens Filho, Salomão de Vasconcelos, José Mesquita de Carvalho, Cristóvão Breyner, Wilson Chaves, Dom Oscar de Oliveira, Maria Teixeira, Marly Moysés e outros. Além de seu objetivo de defender e promover o idioma nacional e o patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais, realiza intercâmbio com intelectuais de outros Estados.
 
Adriano Espínola nasceu em Fortaleza, Ceará. É poeta e ensaísta. Exerceu o magistério na Universidade Federal do Ceará, na Université Stendhal Grenoble III (FR) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É mestre e doutor em literatura pela UFRJ. Escreveu, entre outros livros de poesia, Beira-Sol (Topbooks,1997), Praia provisória (Topbooks, 2002) e a antologia Escritos ao Sol (Record, 2015). Como ensaísta, é autor de As artes de enganar: um estudo das máscaras de Gregório de Matos (Topbooks, 2000) e Os melhores poemas de Sousândrade (Global, 2008). Radicado no Rio, pertence ao PEN Clube do Brasil e à Academia Carioca de Letras.
 
Para o crítico, Eduardo Portella, professor, escritor e apresentador da obra “Escritos ao Sol”, “Adriano Espínola amplia o horizonte poético sem esquecer a cidade, até ‘as esquinas futuras da cidade”, o taxímetro e sua bandeirada patética”. Como diz Portella, é “a difícil parceria do asfalto e do afeto”, e continua “ele se embrenha pelos sertões reais e imaginários, presentes ou passados, próximos e distantes, quando o sertanejo já não é ‘antes de tudo um forte’”.
Adriano estará acompanhado de sua esposa Moema e de expressivas personalidades como o presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano, e do advogado Rogério de Vasconcelos Faria Tavares, Supervisor de Comunicação Corporativa da FIAT AUTOMÓVEIS.
 
Texto: Merania de Oliveira - da Assessoria de Comunicação da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras

Nenhum comentário: