sábado, 10 de dezembro de 2016

Palestra e lançamento de livro


Palestra e lançamento do livro “Excomunhão e Economia da Salvação no século XVIII em Minas Gerais” na Academia Marianense de Letras.

     A Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras lança o livro Excomunhão e Economia da Salvação: as queixas, querelas e denúncias no tribunal eclesiástico de Minas Gerais (1748-1793) com palestra da autora, Acadêmica professora Patrícia Ferreira dos Santos Silveira. O evento será no dia 10 de dezembro, às 20h, rua Frei Durão, 84, Centro Histórico de Mariana.
 
     “Berço da Cultura Mineira”, Mariana faz jus ao título, sobretudo promovendo atividades como as ocorridas com lançamento do livro anterior da professora Patrícia “O Padroado Régio e a Igreja no Brasil Colonial no Século XVIII”. Ela é Mestre e tem Pós-doutorado em História Social nas Áreas do conhecimento: História Moderna, História do Brasil Colônia.
 
     Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), desenvolveu suas pesquisas e publicou também “Poder e Palavra: discursos, contendas e direito de padroado em Mariana (1748-1764)”. Fez Estágio de Doutorado e atuou como Investigadora Visitante na Universidade de Coimbra com bolsa do Santander Universidades. Sua experiência em Paleografia e em Ensino de História levou-a a atuar nas áreas de História Religiosa, Moderna e do Brasil Colonial.
Seu livro Excomunhão e Economia da Salvação foi publicado pela Alameda Casa Editorial. É o resultado da tese de seu doutoramento, defendida em janeiro de 2013, na Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação do prof. Carlos Bacellar.
 
     Segundo a autora, “o livro Excomunhão e Economia da Salvação: as queixas, querelas e denúncias no tribunal eclesiástico de Minas Gerais (1748-1793) é fruto de um trabalho iniciado nas pesquisas do mestrado, na mesma instituição com as cartas pastorais e particulares dos bispos de Minas. Nós as analisávamos para tentar compreender o funcionamento do controverso padroado régio ultramarino na diocese de Minas Gerais no século XVIII. Em "Excomunhão...", porém, buscamos ampliar nosso espectro de observação intentando uma compreensão mais aprofundada das ações tramitadas no tribunal eclesiástico na época colonial. Demos ênfase à época pombalina, quando as prerrogativas dos bispos de atuar na esfera da justiça e da punição física aos vassalos régios encontrou reiterada resistência, sob o aggiornamento levado a efeito pela burocracia pombalina, a publicação da Lei da Boa Razão, em 1769, e o incentivo ao uso do Catecismo esclarecido, de Montpellier”.
 
     A valiosa documentação presente nos acervos eclesiásticos da Arquidiocese de Mariana, por sua raridade tem potencial de demonstrar, dentre outros aspectos relevantes para compreensão das relações entre a Igreja, o episcopado e o Estado no século XVIII, as múltiplas estratégias dos bispos à frente do tribunal eclesiástico para manter sua esfera de atuação e sua influência sobre as consciências. Para o presidente da Academia, prof. Roque Camêllo, “de fato, este e os demais trabalhos da professora Patrícia enriquecem a História Religiosa de Minas, sobretudo numa área hoje pouco pesquisada, mas, de grande interesse não só para a vida acadêmica como também para todos que desejam conhecer nossos fundamentos históricos”. Durante o momento de autógrafos, haverá um coquetel de congraçamento, oportunidade de os presentes trocarem ideias sobre o conteúdo do livro, dialogando, inclusive, com a autora.
Fonte: texto de Merania Oliveira

Nenhum comentário: