domingo, 22 de janeiro de 2017

Eco Festival Mariana 2017


Ouro Fé Arte - Mariana, uma história viva

     O Eco Festival – Mariana é um projeto de preservação do patrimônio cultural imaterial que incentiva e valoriza propostas inovadoras e criativas para a sustentabilidade das comunidades de artistas e artesãos de Mariana, fortalecendo e destacando a cultura local e as culturas das mais diversas regiões brasileiras. O Eco Festival fomenta e realiza pesquisas e exposições que contemplam, no processo de criação, a preservação do meio ambiente, indicando caminhos para a sustentabilidade. Mostras, oficinas, palestras, desfiles, filmes e cortejo integram uma programação que estimula a troca de saberes e impulsiona formação e intercâmbio cultural.
 
     Mariana patrimônio nacional, onde a cultura, a natureza e a história se misturam em beleza intensidade e diversidade. A cidade é destaque em turismo cultural. Local escolhido para abrigar eventos de qualidade artística devido à sua preservação, onde além de contar com estrutura gastronômica e hoteleira, tem seu principal atrativo que é o centro histórico colonial composto por casarios com suas ruas de pedras, ladeado pelas montanhas de Minas.
 
     Como é do domínio público, nacional e internacional, Mariana sofreu, em 5 de novembro de 2015, a tragédia com o rompimento da Barragem de Fundão no Distrito de Bento Rodrigues, destruindo-o por completo, outras áreas e alcançando o Rio Doce até o Oceano Atlântico. Isto afetou negativamente o turismo nesta importante Cidade Histórica Mineira, prejudicando a rede hoteleira e o comercio local, o que acentuou o desemprego além do proveniente do rompimento da Barragem de Fundão da mineradora SAMARCO.
 
     Este quadro de calamidade e de agressão ao meio ambiente, levou a ONG COLIBRI a se interessar a promover a favor de Mariana um movimento que despertasse as atenções brasileiras para a gravidade do problema e fortalecesse a autoestima da população marianense a partir da experiência exitosa de Paraty.
Mariana, por sua cultura e história, favorece ações desta natureza. Assim, o Instituto Colibri contatou a Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras para uma ação conjunta, tendo seu presidente, prof. Roque Camêllo dado todo o apoio e louvado a iniciativa do Colibri na pessoa de sua presidente Bernadete Passos e do diretor artístico Renato Imbroisi sob a denominação “OURO, FÉ E ARTE”, palavras que retratam a História de Minas.
 
Valorização - capacitação – visibilidade do Artesanato local
Renato Imbroisi, diretor artístico do Eco Festival - Mariana, inicia as capacitações com a sua equipe e com os mestres e professores de Mariana em abril de 2017. Com encontros produtivos com artesãos, designers, artistas, alunos e professores, durante os quais avalia o que está sendo produzido. Todo o resultado que será apresentado na exposição é fruto de muito diálogo, troca de ideias, sugestões, orientações e liberdade para criar e inventar. Oficinas, cursos, encontros e workshops, uma intensa vivência sobre métodos de produção sustentável. Para esta ação sugerimos apoio do SEBRAE de Minas Gerais.

Desenvolvimento Cultural Sustentável e Valorização da Arte Mineira de Mariana
Programação
Exposições - Mostra de Moda e Design Sustentáveis - Rodas de Conversas – Palestras - Feira de Artesanato – Desfiles – Cortejo - Apresentações Musicais - Oficinas
Instituto Colibri
 
     O Instituto Colibri, fundado em 2007, tem como objetivo interagir com diversos setores da sociedade visando à promoção da paz, a inclusão social, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais. Atua com atividades de fortalecimento da cidadania promovendo inclusão social por meio de projetos culturais, educacionais e ambientais. Possui matriz em Araraquara (SP) e filiais em Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG).
 
     A equipe do Instituto Colibri formada por Bernadete Passos, Renato Imbroisi, Pedro Alfradique e Joana Hollanda estará em Mariana nos dias 26 e 27 de janeiro para uma reunião com os artesãos de Mariana, artistas e instituições culturais, na Casa de Cultura, às 9h30, rua Frei Durão, 84, Centro Histórico.
 
     Representarão  a Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras o jornalista Gustavo Nolasco e o Movimento Renovador de Mariana a professora Raimunda Maria dos Anjos Castro.
 
Joana Holanda - (31) 98865 8399
Merania de Oliveira - (31) 99978 9080

Nenhum comentário: