quarta-feira, 25 de março de 2009

Semana Santa em Mariana

Espetáculo de fé e tradição marca celebração em Mariana
Mariana começa a se preparar para as tradicionais celebrações da Semana Santa. Entre os dias 04 e 12 de abril aumenta significativamente o turismo na cidade, que chega a receber de vinte a trinta mil visitantes neste período. São religiosos e admiradores que participam das belas celebrações realizadas em recordação à paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A prefeitura de Mariana apóia ao evento com divulgação, bem como oferecimento da estrutura de som e palcos, assim como com auxílio às bandas tradicionais que se apresentam no evento. Pelo aspecto econômico, a festa é importante ao município, pois, com o aumento no número de turistas, são geradas divisas e criam-se postos de trabalho direto e indireto.
Um das novidades este ano é que a celebração da Semana Santa em Mariana começa no sábado, dia 04 de abril, com Benção dos Santos Óleos, às 10 horas, na Catedral Basílica da Sé. Esta tradicional celebração, que acontecia na Quinta-Feira Santa, por determinação do arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha, vai ser antecipada. A cerimônia marca tríduo pascal, com a consagração dos sacerdotes e a bênção dos Santos Óleos: do batismo, da crisma e da unção dos enfermos.
Fontes: Marcos Vinícius - assessor da Arquidiocese e Marcilio Queiróz – Chefe do Departamento de Turismo.
Meu comentário: se for verdadeira a informação de que a Bênção dos Santos Óleos será antecipada e transferida de Quinta Feira Santa, 9 de abril, para sábado, 4 de abril, o novo bispo de Mariana estará interrompendo uma longa tradição religiosa de Mariana. A transferência da data tradicional se deve a aspectos litúrgicos, canônicos ou apenas desejo pessoal do arcebispo? Nós, marianenses, católicos tradicionalistas, temos o direito de saber o porquê da transferência. Afinal de contas, perguntar não ofende!

Nenhum comentário: