sábado, 15 de novembro de 2014

Um Amor entre as Montanhas

"Um Amor entre as Montanhas", romance vivido em Minas será lançado em Mariana e Belo Horizonte
A Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, dentro das comemorações dos seus 52 anos de existência, lança, em Mariana dia 15 de novembro, às 19h30, na sede da Instituição, rua Frei Durão nº 84, Centro Histórico, e, em Belo Horizonte, dia 20 de novembro, às 19h, no Conservatório de Música da UFMG, av. Afonso Pena nº 1534, o livro “Um Amor Entre As Montanhas”, de autoria de Nilson Silva.
O primeiro lançamento de “Amor Entre As Montanhas” se dará, em Mariana, porque o autor, Nilson Silva, retrata em seu livro de ficção, editado pela Editora Chiado de Portugal, encontros e desencontros de um casal que se conhece numa escola rural, no distrito de Goiabeiras de Mariana. Depois, a protagonista Virgínia, foi estudar interna, no Colégio Providência, primeira escola feminina regular criada, em Minas Gerais, no século 19, por Dom Viçoso, o 7º Bispo de Mariana.
Com fidelidade, o autor aborda a vida dos jovens que desejavam estudar e tinham que sair crianças de casa. As meninas iam para o Colégio interno, pagando ou como órfãs, enquanto os jovens trabalhavam para seu sustento. O autor registra como era a vida das famílias rurais, suas dificuldades para encontrar médicos, sendo comum mulheres morrerem de parto e homens serem mordidos por cobras nos sítios e fazendas. O texto de Nilson Silva faz um relato da vida dos tropeiros e da história nas nossas duas primeiras capitais, Mariana e Ouro Preto. De maneira bem sucinta, mostra os horrores que passaram os estudantes quando da luta contra a repressão nos anos 60 e 70.
Virgínia e Santiago se apaixonaram na adolescência, separam-se e, depois, se encontram em Ouro Preto, revivendo a paixão interrompida. A grande efervescência política da época acaba envolvendo o personagem Santiago nos movimentos de contestação que abalavam à capital mineira, na década de 70. Subitamente, Santiago, estudante de jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) se vê na prisão, em Belo Horizonte. Virgínia deixa a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e reúne forças para lutar pelo grande amor de sua vida.
A narrativa envolve o leitor do começo ao fim do romance que, mesmo sendo ficção, tem um contorno histórico contemporâneo vivido pela sociedade brasileira.

União XV de Novembro – 113 Anos
Programação
9 horas – Hasteamento das Bandeiras na sede da Corporação Musical
9,30 horas – Desfile da União – Rua Direita, Rua Frei Durão, Travessa São Francisco e Praça Minas Gerais.
10 horas – Missa em Ação de Graças – Santuário do Carmo, celebrada pelo Padre Wander Sebastião Martins.
20 horas – Concerto no Teatro Sesi-Mariana sob a regência de José Raimundo da Silva.

Uns & Outros
Hoje à noite, no Terminal Rodoviário, o Grupo Musical Uns & Outros estará se apresentando.

Nenhum comentário: