domingo, 2 de novembro de 2014

Órgão do Museu da Música de Mariana

O órgão do Museu da Música de Mariana*

O órgão do Museu da Música de Mariana foi construído por Abel Vargas, a partir do reaproveitamento de peças usadas em restaurações do órgão Arp Schnitger da catedral de Mariana. Não se trata, portanto, de um órgão barroco, de uma réplica ou de um órgão feito com peças originais do instrumento da catedral, mas sim de um órgão totalmente moderno, que apenas reaproveitou peças das restaurações realizadas anteriormente na catedral.

Complicado?
Então vamos explicar com detalhes:
Em fins do século XIX, o órgão Arp Schnitger da catedral de Mariana (que foi construído em 1701) havia sido totalmente reafinado um tom acima, e alguns poucos tubos originais de metal (apenas metade de um registro) haviam sido substituídos por tubos de madeira. No final do ano de 1937 o órgão deixou de funcionar e, nas décadas subsequentes, foi se deteriorando e seus tubos foram sendo avariados, alguns deles definitivamente perdidos.

Entre 1980-1984, quando, pela primeira vez, o órgão da catedral foi restaurado, pela firma Beckerath Orgelbau, em Hamburgo, os tubos originais foram reparados e alguns tubos que faltavam foram substituídos por novos. Além disso, foram substituídos os antigos manuais (teclados) por novos exemplares, foi anexado um novo banco para o(a) organista e instalada, pela primeira vez, uma pedaleira. Todo o material removido foi cuidadosamente guardado e reenviado a Mariana.

Entre 2000-2002 foi realizada a segunda restauração do órgão Arp Schnitger, desta vez pela firma Edskes Orgelbau, que reconstituiu o tamanho original dos tubos e a afinação do século XVIII. Durante essa restauração de 2000-2002 (parte na Suíça e parte em Mariana), foram realizadas outras intervenções técnicas, como a troca daqueles poucos tubos de madeira do século XIX por novos tubos de metal, o retorno dos manuais originais do século XVIII (removidos entre 1980-1984), a troca do banco e da pedaleira por exemplares construídos segundo modelos do século XVIII, bem como a substituição dos tubos instalados pela Beckerath, por tubos mais próximos dos originais. Todo o material inserido pela Beckerath entre 1980-1984 e removido pela Edskes, em 2000-2002, também foi cuidadosamente guardado.

Finalmente em 2010, a partir de um projeto da organista Elisa Freixo, com financiamento da Prefeitura de Mariana/Conselho Municipal do Patrimônio Cultural/COMPAT, o luthier Abel Vargas reuniu as peças retiradas pelas firmas Beckerath e Edskes, que estavam encaixotadas desde 2002, e construiu o órgão do Museu da Música de Mariana, acrescentando apenas o fole, o motor, a caixa externa, mais alguns tubos e algumas outras peças para dar unidade ao instrumento. O órgão do Museu da Música é, portanto, um órgão reciclado!

Agora ainda faltam os ajustes finos, como o término da afinação e da regulagem dos manuais, o revestimento acústico do motor e alguns outros acabamentos técnicos. Até o final do ano, o órgão estará pronto e, em 2015, já estará disponível para os projetos do Museu da Música, principalmente voltados ao ensino e ao estudo.
*Fonte: Museu da Música de Mariana 



Nenhum comentário: