sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Casa de Cultura de Mariana - 46 anos

Em 28 de outubro, a Casa de Cultura de Mariana completou 46 anos. Criada pelo professor, historiador, escritor e jornalista Waldemar de Moura Santos, desde 1962 a Academia Marianense cumpre a missão principal a que se propôs: de consagrar-se à Cultura, Arte e Ciência. Foi a primeira Casa de Cultura de Minas Gerais.
“O casarão onde está localizada a Casa de Cultura de Mariana pode ser considerado três vezes histórico: era a casa onde se hospedava Dom Pedro II, onde morou o inconfidente Cláudio Manoel da Costa e onde se reuniam os sediciosos de Filipe dos Santos. A Casa de Cultura é uma instituição que sobrevive, ao longo de seus 46 anos de profícua existência, graças ao trabalho abnegado de seu fundador, professor Waldemar de Moura Santos”, declara orgulhoso o filho dele, Rafael Arcanjo Santos. Hoje boa parte dos eventos marianenses é realizada na Casa de Cultura, que é aberta ao público sem nenhum ônus. São partes integrantes da Casa de Cultura de Mariana o “Madrigal Mariana”, grupo coral fundado em 19 de março de 1971; a Biblioteca “Dom Silvério”; o Grupo Musical “Uns e Outros”, a Academia Marianense Infanto-Juvenil e a Escola de Ensino de Violão “Prof. Moura Santos”. O curso gratuito de violão é ministrado pelo professor, historiador e músico Rafael Arcanjo Santos. Criado em agosto de 2001, leva o nome do Professor Moura Santos, nome este sugerido pelos próprios alunos, numa homenagem ao presidente-fundador da Casa de Cultura de Mariana-Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, grande incentivador da arte, da música e da cultura na cidade. As aulas de violão são iniciadas em fevereiro de cada ano, culminando no recital no segundo sábado de dezembro. O curso é realizado na Casa de Cultura, à Rua Frei Durão, 84, tendo como principais exigências: violão, assiduidade, pontualidade e respeito. “Sem empenho e dedicação, dificilmente o aluno (a) consegue um aprendizado consistente” diz Santos.
A música foi além das paredes do casarão histórico. Também como uma forma de homenagear o Professor Moura Santos, foi fundada, no dia 02 de agosto, no bairro Gogo localizado a 3 km do centro de Mariana, a Escola de Música Professor Moura Santos, voltada ao ensino de teclado. As aulas são ministradas pelo maestro Fabrício Pereira Rodrigues, que rege o Coral Madrigal Mariana e o Coral Gregoriano de Ouro Preto. Segundo o maestro a idéia de criar a escola no bairro veio da necessidade de promover uma atividade para as crianças e adolescentes da localidade, a música complementa a educação escolar. “Eles aprendem a ler partituras, materiais pedagógicos coloridos são utilizados, e aos poucos eles aprendem a escrita da música convencional e tradicional”.
A escola conta com o apoio da moradora do bairro Gogo, Nenzinha, que cuida do espaço onde são realizadas as aulas. Recentemente a escola recebeu a doação de quatro teclados dos colaboradores Pedro Cosme Teixeira, Coronel reformado do Exército; Pedro Jorge Teixeira e Benigna C. V. Eufrásio de Paula. Atualmente são 20 crianças e adolescentes, divididos em cinco turmas. A escola fica na rua B, nº 170, no bairro Gogo e está aberta aos sábados de 08 a 12 horas.
Fonte: “O Liberal” – Edição 821, de 27/10 a 02/11/2008.

Nenhum comentário: