quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Semana de Athayde

Palestra e homenagem marcam encerramento da Semana de Athayde
Entre os dias 18 e 25 de outubro, Mariana comemora o aniversário de um dos mais importantes artistas do barroco, Manoel da Costa Athayde, o Mestre Athayde. Em celebração à data, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove, nesse período, uma exposição sobre o artista, com reproduções de fotos de suas obras. A exposição é realizada no Centro de Atenção ao Turismo (CAT). No dia 24 acontece o encerramento oficial da semana, com uma palestra proferida pela professora Regina Almeida e uma homenagem à Efigênia Maria da Silva.
Programação:
19h – Palestra com a professora Regina Almeida – professora da Universidade Federal de Minas Gerais; membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, da Academia Mineira de Letras e da Arcádia de Minas; professora de História da Arte; atualmente se dedica a escrever e proferir palestras sobre: história da arte, história de Minas, história do Brasil, literatura e figuras importantes da cultura brasileira.
20h – Homenagem especial à Efigênia Maria da Silva, Figeninha (in memoriam), fundadora do Movimento Renovador de Mariana e criadora da Semana do Mestre Athayde.
Mestre Athayde
O marianense Manoel da Costa Athayde (1762-1830), é considerado um importante artista do barroco mineiro como pintor, dourador e entalhador. Athayde começou sua vida profissional nas milícias da Capitania das Minas Gerais e passou a ser reconhecido como pintor a partir da confecção de uma obra não identificada para a capela de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana. Mestre Athayde ficou mundialmente conhecido, também, pelo seu trabalho em parceria com Aleijadinho, encarnando e dourando suas imagens. Suas obras podem ser vistas nas principais igrejas de Mariana e Ouro Preto e seu túmulo visitado no interior da Igreja São Francisco de Assis, em Mariana.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mariana

Nenhum comentário: