domingo, 15 de agosto de 2010

Campanha municipal antecipada

Depois das eleições municipais de 2004, quando Celso Cota disputou com João Ramos e ganhou o pleito, o quadro político-partidário em Mariana mudou muito. Essa disputa eleitoral rachou o partido ao meio e provocou a primeira dissidência na Esquerda. A Esquerda tradicional ficou com João Ramos e a dissidente com Celso Cota. As eleições municipais de 2008 provocaram novas dissidências tanto na Esquerda como na Direita. Duarte Júnior, que havia sido vice prefeito na chapa de João Ramos em 2004, rompendo com a Esquerda tradicional de Terezinha Ramos, resolveu em 2008 ser candidato independente a prefeito com o apoio do ex-prefeito da Direita dissidente Cássio Brigoline Neme. Nessa eleição, Roque Camêllo da Direita tradicional saiu como candidato a prefeito e ganhou o pleito com o apoio de Celso Cota da Esquerda dissidente.
Nas eleições gerais de 2010, para a eleição de deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente da República, a exceção da Direita tradicional que até o momento ainda não se definiu oficialmente, a Esquerda tradicional de Terezinha Ramos, as Esquerdas dissidentes de Celso Cota e Duarte Júnior já se definiram em que candidatos irão apoiar.
A preocupação de nossas principais lideranças políticas municipais, ao escolher os candidatos que irão apoiar nas eleições gerais deste ano, nada tem a haver com princípios ideológicos, programáticos ou a favor de interesses do município. Pelo contrário, ao participar ativamente das eleições deste ano, as lideranças políticas de Mariana já estão de olho gordo nas eleições municipais de 2012. Irão aproveitar as eleições deste ano apenas para fazer um teste de laboratório para aferir e conferir o prestigio eleitoral de cada grupo político em disputar as eleições municipais de 2012. Os candidatos a deputado são os mercenários e picaretas de sempre. Um deles é latifundiário de terras ociosas e inúteis em Mariana, localizadas em áreas de risco e sujeitas a inundações de rios e a desmoronamentos de encostas. É um especialista em forjar fajutas invasões de terras para valorizar suas propriedades e obrigar o municipio a urbanizar a área "invadida", pagando indenizações milionárias por terras que não valem nada.
Se forem bem sucedidos eleitoralmente na coleta de votos para os deputados, os grupos políticos deverão indicar os seus candidatos a prefeito e reivindicar dos deputados apoiados nesta eleição dinheiro para bancar a futura campanha eleitoral municipal de 2012. Agora os nossos políticos dão os votos aos deputados e em 2012 os deputados pagam as despesas da campanha eleitoral municipal. Os eleitores, otários e idiotas, iludidos como sempre, entram nesse negócio eleitoral sem saber. Alguns eleitores, mais espertos, os famosos cabos eleitorais, trabalham de olho nos mais de 300 cobiçados cargos de confiança e comissionados na Prefeitura Municipal de Mariana, a coitada viúva rica mais explorada pelos nossos inescrupulosos políticos.
É assim que funciona a política municipal, estadual e nacional. É a famosa “oração” do é dando que se recebe. Coitado de São Francisco de Assis autor de uma oração tão bonita e que os políticos corruptos transformaram em sinônimo de balcão de negociatas eleitorais escusas!

Nenhum comentário: