quarta-feira, 13 de março de 2013

Emancipações eleitoreiras

   O cinquentenário de emancipação de Acaiaca me faz lembrar a década de 1960, quando políticos mineiros transformaram Minas Gerais no estado brasileiro que tem mais municípios: 853.  São Paulo, o estado mais rico do país, por exemplo, tem a metade. Com isso, Minas se transformou não um grande estado, mas um estado grande.
   A maioria desses distritos transformados em municípios, até hoje, não tem a menor condição de sustentabilidade econômica e financeira. São municípios que vivem à custa do erário do Estado e da União, pois não são capazes de gerar receitas suficientes para sustentar as despesas de manutenção das prefeituras e das câmaras municipais.
   Foram emancipações eleitoreiras provocadas por líderes distritais que não tinham chances de se eleger prefeito ou vereador na cidade sede. A enxurrada de emancipações de distritos decadentes em municípios só favoreceu as lideranças políticas locais e os deputados que transformaram os então distritos em seus feudos eleitorais. Com raras e honrosas exceções, a emancipação dos distritos não melhorou a situação dos novos municípios, pelo contrário, piorou as condições socioeconômicas da população. Quem ganhou e muito com as emancipações foram, como sempre, os políticos que são regiamente pagos para serem prefeitos ou vereadores.
   Aqui em Mariana, quando houve a farra de emancipação de municípios na década de 1960, dois distritos foram emancipados: Acaiaca e Diogo de Vasconcelos. A emancipação deles foi muito boa para Mariana porque eram distritos deficitários, não geravam receitas, só despesas.
   Naquela época, Acaiaca e Diogo de Vasconcelos eram os dois maiores colégios eleitorais distritais de Mariana. Eles decidiam a eleição no município. Acaiaca era o tradicional feudo eleitoral da Direita, sob a liderança de Manoel Leandro Corrêa que foi prefeito de Mariana no período de 1950/1953. Diogo de Vasconcelos era o tradicional curral eleitoral da Esquerda, sob a liderança de Dr. Dante Guimarães Sampaio, três vezes candidato derrotado a prefeito de Mariana.
   Segundo o último Censo do IBGE realizado em 2010, Acaiaca hoje tem apenas 3.904 habitantes. No passado, havia muito mais gente morando lá. Qualquer bairro em Mariana tem o dobro ou até mesmo o triplo de habitantes de Acaiaca. Para sorte de Acaiaca, lá não houve o indesejável inchaço populacional que causa caos social como hoje infelizmente acontece em Mariana.
Observação: veja neste Blog o artigo “Farra da emancipação” publicado em 09.06.2008.            

Nenhum comentário: