segunda-feira, 14 de julho de 2014

Credenciamento no Dia de Minas

A Assessoria de Comunicação e Cerimonial da Prefeitura Municipal de Mariana distribuiu nas residências de moradores do centro histórico de Mariana o seguinte comunicado:
“Prezado senhor morador.
A Prefeitura de Mariana vem comunicar-lhe que no dia 16 de julho acontecerá a solenidade do Dia de Minas, evento este que causa alguns transtornos no Centro Histórico da cidade de Mariana.
Sr. Morador, devido ao aparato de segurança e às necessidades de estruturação do evento, o trajeto de veículos e pedestres será modificado no período da solenidade, por isso, utilizamos essa carta para comunicar-lhe que os moradores e comerciantes deverão ser credenciados para o acesso ao perímetro isolado para o evento.
O credenciamento será feito pelo Cerimonial da Prefeitura de Mariana e Governo do Estado de Minas Gerais.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3557-2940 ou pelo e-mail cerimonial@mariana.mg.gov.br
Contamos com a sua colaboração e nos colocamos à disposição para demais esclarecimentos.
Mariana, Julho de 2014.
Raul José Almeida Júnior, Secretário Municipal de Governo”

Meu comentário: o comunicado alerta os moradores do centro histórico que o trajeto de veículos e pedestres para acesso ao perímetro isolado para o evento só será permitido através de credenciamento. Isso significa que, a exemplo dos anos anteriores, o acesso à Praça Minas Gerais, local das comemorações, só será permitido através de credenciamento. É o medo patológico que os políticos e governos municipais, estaduais e federais têm de encarar manifestações populares. No ano passado, o serviço de segurança do governo do Estado teve a cara de pau de impedir a entrada de fiéis na igreja do Carmo para assistir à missa solene em homenagem à padroeira de Mariana, numa dupla e frontal agressão a preceitos constitucionais, como a liberdade religiosa e o direito de ir e vir. É uma pena que isso aconteça todo ano, pois a medida preventiva e restritiva ao acesso do povo à praça acaba esvaziando a mais solene e importante comemoração cívica mineira e marianense!
Como será vergonhoso ver novamente a Praça Minas Gerais vazia de povo, mas cheia de policiais e sempre lotada de políticos espertalhões, intelectuais deslumbrados e magistrados vaidosos que nada fizeram por Mariana, mas que trocam gentilezas honoríficas entre si e que são doentiamente obcecados em vir aqui apenas para participar da tradicional e já desmoralizada farra do agraciamento de comendas e medalhas...

Nenhum comentário: