quinta-feira, 21 de maio de 2015

Cantando Alphonsus chega à 31ª edição


Hoje, a partir das 19h, crianças, jovens, acadêmicos, estudantes, professores e amantes da poesia recitam e cantam em homenagem ao poeta mineiro Alphonsus de Guimaraens. Será a 31ª edição do projeto Cantando Alphonsus - sarau lítero-musical, tendo como palco a sacada da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Rua Frei Durão, 84, Centro Histórico.
O “Cantando Alphonsus”, um sarau lítero-musical, todos os anos tem o apoio fundamental do Museu Casa de Alphonsus de Guimaraens sob a direção de Ana Cláudia Rola Santos. Este museu é uma entidade estadual instalada na casa da Rua Direita onde morou e faleceu o poeta. Hoje abriga seus pertences pessoais, lembranças de sua família e originais de seus livros. Têm participação especial no projeto “Cantando Alphonsus” os membros do Departamento Infantojuvenil da Academia, alunos de escolas municipais, estaduais de Mariana, Ouro Preto e Santa Bárbara e do Colégio Providência.
Tudo se realiza com ativa participação do público que é sempre motivado a se interagir com os declamadores, cantores e músicos.
Segundo o presidente da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, prof. Roque Camêllo, “cantar, recitar e declamar a obra de Alphonsus Guimaraens é a melhor forma para que seu trabalho seja mais conhecido e divulgado. Ele foi, sem dúvida, um marianense de corpo e alma que cantou e encantou Mariana nas primeiras décadas do século 20. Este ícone da literatura brasileira soube se fazer marianense cantando a alma e o sentimento desta cidade”.
Cantando Alphonsus tem como objetivo aprofundar os estudos sobre a obra do simbolista Alphonsus de Guimaraens, aproximando o público de qualquer idade desse ambiente histórico e inspirador no qual viveu o poeta nas primeiras décadas do século passado.
O projeto é realizado desde 1984 sob a coordenação da profa. Hebe Rola e é desenvolvido em parceria com o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens.
Para sua idealizadora a vice-presidente da Academia Marianense de Letras e professora emérita da UFOP, Hebe Rola, “o importante é a participação popular intensificando o conhecimento da obra de Alphonsus Guimaraens a cada ano não só na região de Mariana e Ouro Preto, mas, se possível, no território mineiro. Principalmente as escolas de Minas precisam motivar seus alunos para o estudo da Literatura a começar por grandes nomes como do poeta Alphonsus de Guimaraens.”

Nenhum comentário: