terça-feira, 12 de maio de 2015

Carta do prefeito aos contribuintes marianenses

A exemplo de milhares de cartas que talvez tenham sido endereçadas aos contribuintes marianenses, eu também recebi uma carta personalizada do prefeito de Mariana, cujo teor transcrevo abaixo:
 
Frederico Ozanan Teixeira Santos
Prezado Frederico
Sei muito bem que você está acompanhando as notícias da crise que o Brasil está enfrentando desde o final do ano passado. A cidade de Mariana também está sofrendo os efeitos desta crise. Algumas empresas estão demitindo e outras suspendendo os contratos de trabalho de seus colaboradores e funcionários.
A Prefeitura de Mariana também é vitima desta crise. Estamos perdendo mais de R$ 6 milhões de arrecadação por mês. Ou seja, apenas neste ano já perdemos mais de 18 milhões e devemos perder cerca de R$ 70 milhões até o final do ano.
Frederico, esta situação requer algumas medidas de proteção. Precisamos ter a responsabilidade de tomar decisões que possam preparar melhor a Prefeitura para o enfrentamento desta situação. Como primeira medida, cortamos 30% do salário do Prefeito e do Vice-Prefeito. Reduzimos em 7% os salários dos secretários municipais e suspendemos todas as contratações pelos próximos 90 dias. Além disso, cada secretaria deve realizar uma redução de, no mínimo 30%, dos custos decorrentes de telefonia, energia elétrica, combustível, material de consumo, diárias, locação de veículos, dentre outros.
Suspendemos as gratificações de servidores nomeados. Suspendemos os pagamentos de horas extras. As horas realizadas serão compensadas em banco de horas, pois o trabalhador não terá nenhum prejuízo com estas medidas.
Frederico, você pode ficar tranquilo, pois os serviços públicos serão mantidos. Os médicos continuarão atendendo, os remédios serão oferecidos, a UTI será implementada, a UPA será entregue dentro do prazo. A educação continuará sendo nossa prioridade. Enfim, as obras iniciadas serão concluídas e entregues à comunidade.
Contudo, temos que encarar este momento de crise como um momento de oportunidades. Oportunidade de fazermos mais com menos, oportunidade de usarmos cada vez mais a criatividade para implementar soluções, oportunidade de utilizarmos melhor nossos recursos.
Frederico, estas medidas preservam os empregos e a remuneração dos servidores públicos e protegem os principais investimentos nas áreas de saúde, educação, segurança e desenvolvimento econômico e social.
Obrigado por sua atenção. Vamos, juntos, vencer mais esse desafio.
Um grande abraço,
Celso Cota, Prefeito Municipal de Mariana

Nenhum comentário: