sábado, 9 de maio de 2015

Dom Barroso na Academia Marianense de Letras

Dom Barroso toma posse na Academia Marianense de Letras e lança mais um livro

A Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras empossa como seu membro efetivo o ouropretano-marianense, DOM FRANCISCO BARROSO FILHO na Cadeira Nº 37 cujo Patrono é ALCEU DE AMOROSO LIMA, conhecido como Tristão de Ataíde, hoje, dia 09 de maio, às 20h, em sua sede.
A saudação ao recipiendário será proferida pelo acadêmico, jornalista e escritor, J.D. VITAL ocupante da Cadeira nº 04 cujo patrono é Dom Antônio Ferreira Viçoso.
Dom Barroso passou parte de sua infância e adolescência em Mariana, nos Seminários Menor e Maior, fazendo os Cursos de Humanidades, de Filosofia e Teologia. Sua cultura abrange também curso de violoncelo e regência, museologia e de desenvolvimento integral. É o fundador do Museu do Aleijadinho de Ouro Preto. Nomeado bispo de Oliveira, realizou um importante trabalho de evangelização criando a Pastoral Vocacional juntamente com o Movimento Serra, Pastoral da Juventude, Familiar, Carcerária e da Criança.
Para o presidente Roque Camêllo “Dom Barroso tinha de ser o que é: cidadão culto e de coração alegremente generoso sem medir esforços e sacrifícios para se dedicar a todos”.
Sendo um homem da cultura, foi regente e fundador do Coral e Orquestra São Pio X, o Museu do Aleijadinho e a Escola de Música de Ouro Preto. É membro de Academias além de autor de vários livros: “Museu do Aleijadinho”, “Santa Teresinha e as Pastorais”, “A Espiritualidade na Arte”, “Ateísmo Contemporâneo”, “Reminiscências Históricas” e “Tricentenário de Ouro Preto”, “A Grandeza de um Pequeno Projeto”.
Após a cerimônia de posse, será lançado seu mais recente livro “Igreja de São Francisco de Assis”, abrindo-se, também a Exposição “São Francisco de Assis de Ouro Preto pelo olhar direcionado de Dom Barroso”, fotografias de VITÓRIA SILVA que ilustram o livro.
Sendo conhecedor da obra de Aleijadinho, principalmente da Igreja de São Francisco de Assis, escreveu o livro com linguagem acessível a todo público, turistas, estudantes e fiéis, mostrando o significado de cada detalhe desta magnífica edificação como os significados religiosos, artísticos, históricos e patrimoniais, com caráter educativo e preservacionista. A exposição fotográfica é um trabalho da ouropretana Vitória Silva que seguiu as orientações do autor do livro. Essas fotografias poderão ser vistas através do site: www.vitoriafotos.com.br .
Os integrantes da Academia Infantojuvenil de Letras, sob a coordenação da Acadêmica professora Hebe Rola, prestarão homenagem a Dom Barroso e à memória do Aleijadinho, patrono das Artes Brasileiras.

Nenhum comentário: