quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Jardim histórico do antigo Palácio dos Bispos

Participem conosco do Seminário: “O JARDIM HISTÓRICO DO ANTIGO PALÁCIO EPISCOPAL DE MARIANA-MG”.
Realizaremos, hoje, dia 5 de agosto, o SEMINÁRIO: “O JARDIM HISTÓRICO DO ANTIGO PALÁCIO EPISCOPAL DE MARIANA-MG”.
Queremos tornar público o projeto de restauração dos Jardins Históricos que compunham, desde o século 18, a chácara do “PALÁCIO VELHO DOS BISPOS”, à época popularmente chamado “Palácio da Olaria”. Eram ornamentados com árvores frutíferas e tanto encantaram, no século 19, viajantes estrangeiros como Auguste de Saint-Hilaire.
Foi neste local que os escravos, num domingo à tarde, trouxeram lenha enrolada em cipó de São João e dançaram para Dom Viçoso, o 7º Bispo de Mariana. Eles reconheciam em Dom Viçoso seu grande defensor.
Naquele ambiente bucólico, passearam o Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Thereza Cristina, em 1881.
Desde 2010, estamos trabalhando para realizar este projeto importante para a arqueologia e para o paisagismo. O projeto está sendo desenvolvido a partir da documentação existente, de estudos de especialistas e das aquarelas de 1809, de autoria do padre José Joaquim Viegas retratando os jardins.
Concluída a obra, Mariana terá sua História mais enriquecida e receberá outra bela referência cultural com reflexo positivo em seu turismo. Os moradores e visitantes terão um local aprazível para momentos de lazer.
Contamos com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos Difusos (CEDIF) que aprovou o projeto apresentado pela FUNDAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DA ARQUIDIOCESE DE MARIANA (FUNDARQ). São nossos parceiros o ICHS/UFOP e o IPHAN. Outras instituições e pessoas serão muito bem-vindas para esta nobre empreitada.
O projeto arquitetônico está a cargo da RODA CULTURAL (Arquiteto Pedro Morais), sendo sua execução pela ARTEFACTTO CONSULTORIA (Arqueóloga Alenice Baeta). Registramos nossos agradecimentos à engenheira PATRÍCIA SENNA que colaborou efetivamente dando subsídios técnicos para encaminhamento do projeto junto à SEDESE.
Todos, marianenses ou não, estão convidados para participar do SEMINÁRIO.
VEJAM A PROGRAMAÇÃO .
Roque Camêllo, Diretor Executivo da FUNDARQ

Programação
Local do Seminário: Museu da Música de Mariana - Rua Cônego Amando, 161 – centro – das 9,30 às 17,30 horas.
 
Dia 05.08.2015 – às 9,30 – Abertura do evento com breve pronunciamento dos componentes da Mesa
Componentes da Mesa: Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana e Presidente da Fundação Cultural da Arquidiocese (Fundarq); Dr. Caetano Levi Lopes, Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda, Coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Turístico de Minas Gerais; Dr. Roque Camêllo, Diretor Executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (Fundarq); Dra. Célia Maria Corsino, Superintendente do IPHAN de Minas Gerais; Profª Dr. Margareth Diniz, Diretora do ICHS/UFOP; Olga Vieira Tukoff, Presidente do Compat.
Entrega à Arquidiocese de Mariana pelo promotor Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda de um crucifixo do século XVIII recuperado em 2015 pelo Ministério Público. Homenagem à memória do Prof. Dr. Ivan Antonio Almeida, ex-diretor do ICHS/UFOP.
 
Sessão Palestras
10,30 – Tema “O patrimônio histórico de Mariana e a importância de se preservarem os jardins históricos” pelo Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda.
11,30 – Tema “A história do jardim do antigo Palácio Episcopal: o fascínio pela natureza”, pelo Prof. Dr. Moacir Rodrigo de Castro Maia, historiador-doutor em História Social /UFRJ).
Intervalo
 
Sessão – Apresentações
14 horas – “Pesquisas Arqueológicas na área 1 do jardim do antigo Palácio, Ano 2010”, resultados e previsões (ICHS-UFOP/Artefactto Consultoria) por Alenice Baêta, Henrique Piló e Moacir Maia.
14,45 – “Projeto de Pesquisa Arqueológica na área 2 do jardim do Palácio Episcopal, Ano 2015”. (Fundarq/Artefactto Consultoria), por Alenice Baêta, Henrique Piló, Moacir Maia, Álvaro José da Silva e Maria Cristina Cairo.
15,15 – Apresentação do Ante-Projeto Arquitetônico do jardim do Palácio, por Pedro Morais, Arquiteto (Fundarq/Roda Cultural).
16,00 – Vídeo – Projeto Museu da Música: Digitalização e disponibilização online do acervo. (Fundarq /Museu da Música e Prefeitura de Mariana/Compat) por José Eduardo Castro Liboreiro e Vitor Gomes.
Intervalo
 
Sessões Oficinas – Oficinas sobre “Jardins Histórico e Educação Patrimonial”
16,30 – Revitalização de Jardins Históricos e Difusão Patrimonial
17,00 – Iconografias e Paisagens – percursos, perspectivas e memórias do jardim histórico do Palácio Episcopal.
Mobilizadores: Moacir Maia, Alenice Baêta, Álvaro José da Silva, Maria do Carmo Neme, Henrique Piló e Maria Cristina Cairo.

Nenhum comentário: