sábado, 1 de agosto de 2015

Homenagem a Pedro Aleixo

Homenagem à memória do ex-presidente PEDRO ALEIXO e POSSE da 1ª Diretoria da Associação dos Amigos do Memorial Pedro Aleixo
A ACADEMIA MARIANENSE DE LETRAS e a FAMÍLIA ALEIXO, hoje, dia 1º de agosto, celebrarão o aniversário de nascimento do prof. PEDRO ALEIXO ocorrido, em 1901, em Bandeirantes, distrito de Mariana. O evento será no Memorial Pedro Aleixo, local de seu nascimento, com sessão da Academia, às 17h, e, logo após, 18h30, uma MISSA será oficializada pelo Padre José Carlos Brandi Aleixo, na igreja São Sebastião.
O celebrado jurista Pedro Aleixo exerceu as funções de catedrático da Faculdade de Direito /UFMG, de deputado federal, de presidente da Câmara dos Deputados e de Vice-presidente da República. Foi reconhecido como EX-PRESIDENTE DO BRASIL pela Lei nº 12.486, de 1º/8/2013, sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Tendo falecido o Presidente Costa e Silva, o prof. Pedro Aleixo foi impedido de assumir a Presidência por não ter concordado com o Ato Institucional nº 5 que, segundo o digno marianense, mergulharia o Brasil numa triste ditadura. O tempo comprovou sua advertência.
Foi um dos fundadores da Academia Marianense de Letras com Waldemar de Moura Santos, Alphonsus de Guimaraens Filho, Wilson Chaves, Mesquita de Carvalho, Dom Oscar de Oliveira, Salomão de Vasconcelos, Maria Teixeira, Marly Moysés e outros.
Representando a Academia, falará o Acadêmico DOM FRANCISCO BARROSO FILHO. Prestando homenagem à memória do Ex-presidente, participarão da solenidade os membros da Academia Infantojuvenil de Letras, sob a coordenação da professora Hebe Rola, e o Coral do RECRIAVIDA sob a regência do Maestro Cristiano Silva.
Será empossada a 1ª Diretoria da Associação dos Amigos do Memorial Pedro Aleixo. A Associação tem entre seus importantes objetivos manter viva a memória do ilustre conterrâneo. Os moradores prontamente aceitaram o convite do prof. Roque Camêllo para se reunirem e se organizarem para que a entidade fosse criada contando com o apoio do presidente da Associação de Moradores e Amigos de Bandeirantes, Paulo Henrique Pimenta, e de Albertina Fonseca da Silva.
Para Roque Camêllo, “os moradores de Bandeirantes têm total legitimidade para colaborarem com o Memorial Pedro Aleixo para que ele se consagre não só como uma referência turística, mas também como um centro de conhecimento da história de um cidadão que pautou sua vida pela honestidade e dignidade, sacrificando-se pelo bem da Pátria”.
A Família Aleixo doará à Associação um lote muito extenso ao lado do Memorial, imóvel que terá múltiplas funções além de sede da nova entidade. Segundo Padre Aleixo, “será também um espaço de convivência com árvores e flores, ou seja, um futuro bosque onde a natureza reine em paz, enquanto o Memorial guardará, com carinho, a lembrança do mestre ali nascido”.

Nenhum comentário: