sábado, 10 de setembro de 2016

A restauração da Câmara aprovada pelo IPHAN


Câmara de Mariana torna pública aprovação do IPHAN para execução da obra de restauro do seu prédio*

      “A Câmara Municipal de Mariana tornou público, durante a reunião do dia 5 de setembro, oficio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que comunica a liberação das obras do Projeto Arquitetônico para restaurar a tricentenária Casa de Câmara e cadeia.
 
     O projeto de restauro é uma das 15 obras contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Historias em Mariana e, de acordo com o oficio, teve a liberação da Superintendência do IPHAN no dia 26 de agosto de 2016 para que a obra seja executada. A liberação tem validade de dois anos. O documento informa também que os projetos complementares estão sendo analisados pelos técnicos do IHAN.
 
     O restauro baseia-se no decreto n° 25 de 1937 que dispõe sobre o tombamento do patrimônio, que não podem ser destruídos, demolidos, pintados, reparados, restaurados e mutilados sem prévia autorização especial do IPHAN. A documentação selecionada para aprovação consistiu em pesquisa histórica, documento fotográfico, prospecção pictórica, levantamento cadastral, estado de conservação, diagnóstico, mapeamento de danos, projeto de restauração e de intervenção.
 
     O projeto apresentado atendeu às correções dos pareceres e teve como base as correções de indicações de sistemas construtivos, correções gráficas e de incompatibilidades de informações”.
*Fonte: jornal Panfletu’s, de 08 a 22.09.2016.
 
Meu comentário: devido à grave crise econômica que o país atravessa, eu duvido que a restauração do prédio da Câmara seja feita tão cedo. Segundo o próprio oficio da Superintendência do IPHAN, a liberação do restauro do prédio tem validade apenas de dois anos, ou seja, se não for feito em dois anos, nova liberação deverá ser feita ou não. Como marianense vou torcer para que a restauração seja feita. Mas como São Tomé, espero ver para crer!

Propaganda enganosa
Certa ocasião a revista Veja cometeu um grosseiro engano ao afirmar numa reportagem que a maravilhosa Praça Minas Gerais estava situada em Ouro Preto. Dezenas de assinantes da revista, inclusive eu, protestamos. De vez em quando, jornais, revistas, televisão cometem esses enganos. Não sei se por engano ou má fé. Agora na internet, a empresa Fibra Óptica Ouro Preto, sediada no distrito de Cachoeira do Campo, telefone 3553-9900, fez um comercial tendo ao lado como ilustração a linda Praça Minas Gerais. Por que não usaram a Praça Tiradentes? Perguntar não ofende!

Nenhum comentário: