sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Propaganda eleitoral enganosa


Promessas de políticos em épocas eleitorais não são cumpridas

     O jornal O Espeto nº 63, 2ª quinzena de setembro de 2005, 11 anos atrás, estampou na capa a seguinte manchete: Mina de Ouro será reativada. A matéria publicada pelo O Espeto deu a sensacional notícia de que a reativação da mina geraria mais de mil empregos diretos e até dez mil indiretos e que seriam investidos na região cerca de 100 milhões de dólares em até três anos. Passados esses onze anos, o ambicioso e milionário projeto de mineração em Mariana não saiu do papel.
 
     Agora a promessa de investimento não é mais milionária, mas sim, bilionária. Quem deu essa alvissareira noticia exclusiva para Mariana foi o jornal Ponto Final nº 669, de 5 a 11.12.2008. As duas manchetes de pagina inteira anunciavam que Estatal chinesa pretendia investir mais de R$ 1 bilhão em mineração e siderurgia. Segundo a matéria jornalística, a estatal chinesa pretendia explorar as gigantescas jazidas de minério de ferro localizadas no Morro Santana e Santo Antonio, situados a aproximadamente 5 km da sede do município.
 
     Ainda de acordo com a matéria, devido à dificuldade de escoamento da produção do minério de ferro em espécie, tendo em vista o monopólio ferroviário e portuário da gigante Vale do Rio Doce, a estatal chinesa pretendia instalar no município uma grande siderúrgica para beneficiamento do minério em solo marianense, criando dessa forma milhares de empregos diretos e indiretos para a população de Mariana e região.
 
     As duas noticias publicadas em 2005 no O Espeto e depois no Ponto Final em 2008 são muito semelhantes no conteúdo. Toda vez que o município de Mariana revela disposição de tomar posse de um determinado terreno, a área cobiçada se transforma de repente numa mina de ouro. Depois que o município declarou naquela época que o Morro de Santana e Santo Antonio são áreas de preservação histórica e ambiental, os empresários da mineração descobriram que ali também estão localizadas gigantescas jazidas de minério de ferro.
   
Em 2005, quem iria explorar uma jazida de ouro ou a instalação de uma mineradora de grande porte era uma multinacional canadense e posteriormente uma estatal chinesa. Essas revelações bombásticas são sempre anunciadas em anos eleitorais para enganar o eleitorado marianense. Agora estão prometendo reativar a Samarco imediatamente. Me engana que eu gosto!
 
Há mais de 30 anos que os empresários da mineração prometem e não cumprem ativar sua famosa mina de ouro. Como São Tomé, eleitores, é preciso esperar e ver para crer!

Nenhum comentário: