terça-feira, 4 de julho de 2017

Teste de HIV*


     O primeiro teste de farmácia para detectar HIV registrado no Brasil – chamado de Action – está disponível em drogarias do país desde ontem. O produto é da empresa Orange Life. Até o fim do mês, a previsão da farmacêutica é que o teste possa ser comprado em todo o país. O preço deve variar de R$ 60 a R$ 70.
 
     O exame, aprovado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em maio, detecta a presença dos anticorpos contra o vírus HIV a partir de gotas de sangue. Com eficácia de 99,9%, segundo pesquisas, o kit traz o dispositivo de teste, um líquido reagente, uma lanceta para furar o dedo, um sachê de álcool e um capilar (tubinho para coletar o sangue). O resultado demora entre 15 e 20 minutos.
 
     Se der positivo, recomenda-se confirmá-lo com um teste de laboratório. Em caso de resultado negativo, o teste deve ser repetido após 30 dias e outra vez depois de 30 dias até completar 120 dias após a primeira exposição.
 
Avanço
Como era
Até ontem, testes de HIV no país eram feitos somente com intermédio de profissionais de saúde em laboratórios, centros de referência e unidades de testagem móvel.
 
*Fonte: o jornal “O Tempo”, de 04.07.2017.

Nenhum comentário: