terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Investimento bilionário

O jornal O Espeto nº 63, 2ª quinzena de setembro de 2005, estampou na capa a seguinte manchete: “Mina de Ouro será reativada. Agora só depende da prefeitura de Mariana. Na matéria está escrito que “no exato local onde será implantada a planta da Mina, o prefeito Celso Cota tem planos de fazer um loteamento popular para famílias carentes do município, inclusive já desapropriou o terreno da Mina da Passagem. Basta agora esperar e ver o que a prefeitura irá preferir: qual é mais importante um loteamento em cima de uma jazida de ouro ou a instalação de uma mineradora de grande porte”.
A matéria publicada pelo O Espeto dá a sensacional notícia de que a reativação da mina gerará mais de mil empregos diretos e até dez mil indiretos, e que serão investidos na região cerca de 100 milhões de dólares em até três anos. Passados esses três anos, o ambicioso e milionário projeto de mineração da Companhia Minas da Passagem não saiu do papel.
Agora a promessa de investimento não é mais milionária, mas sim, bilionária. Quem dá essa alvissareira noticia exclusiva para Mariana é o jornal Ponto Final nº 669, de 5 a 11.12.2008. As duas manchetes de pagina inteira anunciam que Estatal chinesa pretende investir mais de R$ 1 bilhão em mineração e siderurgia. Mina da Passagem confirma investimento bilionário. Segundo a matéria jornalística, a estatal chinesa pretende explorar as gigantescas jazidas de minério de ferro localizadas no Morro Santana e Santo Antonio, situados a aproximadamente 5 km da sede do município, além da reativação da exploração de ouro na Mina da Passagem, no distrito de Passagem de Mariana.
Ainda de acordo com a matéria, devido à dificuldade de escoamento da produção do minério de ferro em espécie, tendo em vista o monopólio ferroviário e portuário da gigante Vale do Rio Doce, a estatal chinesa pretende instalar no município uma grande siderúrgica para beneficiamento do minério em solo marianense, criando dessa forma milhares de empregos diretos e indiretos para a população de Mariana e região”.
As duas noticias publicadas em 2005 no O Espeto e agora no Ponto Final em 2008 são muito semelhantes no conteúdo. Toda vez que o município de Mariana revela disposição de tomar posse de um determinado terreno da Companhia a área cobiçada se transforma de repente numa mina de ouro. Depois que o município declarou recentemente que o Morro de Santana e Santo Antonio são áreas de preservação histórica e ambiental, a Companhia descobriu que ali também estão localizadas gigantescas jazidas de minério de ferro. Em 2005, quem iria explorar uma jazida de ouro ou a instalação de uma mineradora de grande porte era uma multinacional canadense e agora uma estatal chinesa.
Há mais de 30 anos que a Companhia Minas da Passagem promete e não cumpre ativar sua famosa mina de ouro.
Como São Tomé, é preciso esperar e ver para crer!

Um comentário:

blog da regina disse...

Sr. Ozanan, não tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente. Mas me intriga muito o fato do Sr. constantemente denegrir a imagem do Sr. JOÃO RAMOS e dos proprietáios da Mina da Passagem. Por que tanta perseguição ? Será porque eles tem luz própria e isto incomoda ?