quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Revitalizações polêmicas

Felizmente, a longa e tediosa novela de revitalização de praças em Mariana chegou ao seu fim. Com raras e honrosas exceções, a maioria das criticas a favor ou contra as revitalizações tinha um nada louvável vicio de origem: as criticas tinham um indesejável viés ideológico e político, tudo fruto do resquício de fanatismo político de ambos os lados, infelizmente ainda existente em Mariana em pleno século XXI. Simplesmente os partidários da atual administração municipal elogiavam as revitalizações, enquanto os adversários políticos as condenavam.
Mas, a bem da verdade, houve também poucas, mas construtivas criticas que foram acatadas pelos idealizadores dos projetos. Pelo projeto original, por exemplo, a Praça Minas Gerais seria toda lajeada. Não foi graças à participação de um grupo de pessoas bem intencionadas. O gramado da praça e os seixos rolados foram preservados. A Praça da Sé também seria toda lajeada, mas optou-se pela manutenção do calçamento em paralelepípedos. Nessa mesma praça seria esculpido um novo chafariz, mas, prevalecendo o bom senso, o antigo chafariz, que estava nos fundos da Câmara Municipal, voltou para o seu lugar de origem.
Na Praça Gomes Freire, o passeio principal seria todo em seixos rolados, o famoso pé-de-moleque, dificultando quem andasse nele de salto alto. Atendendo solicitações de senhoras da praça, colocaram-se lajes no meio, como se fosse uma passarela, facilitando assim o caminhar dos transeuntes.
Respeitando o direito de que gosto não se discute, cada um tem o seu, gostaria de chamar a atenção de meus conterrâneos e contemporâneos para um detalhe técnico sutil que passaria despercebido de muita gente. Todas as revitalizações de praças da cidade tiveram uma louvável iniciativa e coerência visual: dar a maior visibilidade e destaque possível aos monumentos e ao casario colonial em torno delas, sem nenhum obstáculo à sua completa visualização sob qualquer ângulo.
A partir de agora, as estrelas das praças são os nossos monumentos históricos. Já não há mais jardins em frente à Câmara Municipal, nem em frente à igreja de São Pedro. As árvores da Praça Gomes Freire já não escondem mais o casario ao entorno dela. Na Praça da Sé, o chafariz, que antigamente ficava no mesmo nível da rua, agora foi colocado num patamar mais baixo para não atrapalhar a visão panorâmica da igreja, um monumento não atrapalhando a visão do outro. Na Rua Dom Silvério, a iluminação pública aérea que atrapalhava o visual do casario foi substituída pela subterrânea. Os fotógrafos profissionais vão adorar!
Como disse acima: gosto não se discute, respeita-se. Por causa disso que é muito difícil, quase impossível, agradar a todos!

Um comentário:

blog da regina disse...

Sr. Ozanan, me encabula demasiadamente o fato do Sr. transmitir tanto conhecimento e apoiar as famigeradas obras públicas em Mariana. Não deu para o Sr. ver que na maioria são obras de curta duração, feita aos tropeços, carissimas e já praticamente todas necessitando de melhorias. ACORDA OZANAN. O DINHEIRO PÚBLICO DEVE SER MELHOR UTILIZADO. POLITICA SÉRIA NAO DEVE SER VALORIZADA SOMENTE QUANDO O SEU CANDIDATO ESTÁ NO PODER, NAO. O EX-PREFEITO CELSO FOI PÉSSIMO ADMINISTRADOR DO ERÁRIO PÚBLICO. ACORDA OZANAN. ACORDA DIREITA. OU SENÃO MARIANA VAI AFUNDAR MAIS AINDA.