quarta-feira, 8 de abril de 2009

Município esclarece interdição de igreja

Em relação à interdição judicial da igreja de São Francisco de Assis, a Prefeitura de Mariana esclarece que este monumento do Século XVIII, tombado desde 1945 pelo IPHAN, é de propriedade da “Ordem Terceira de São Francisco” e da Arquidiocese de Mariana, sendo, portanto, estas entidades as responsáveis pela sua manutenção e preservação.
1) Em relação às ações do município em prol da conservação do seu acervo, asseguramos que, nos últimos anos, Mariana tem dado bons exemplos de preservação do seu patrimônio histórico. Entre as ações executadas pela Prefeitura podemos citar algumas, como a:
Restauração do telhado e forro da Capela de Santana (tombada pela IPHAN), cuja obra foi concluída no ano passado;
Restauração da torre da igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no distrito de Santa Rita Durão, danificada por um raio em 2006;
Recuperação do telhado da igreja do Rosário, no distrito de Padre Viegas, que estava em avançado estado de deterioração;
Reconstituição total do forro e do telhado da igreja de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Cachoeira do Brumado.
Contratação do projeto para a reconstituição da antiga Capela de Santana, datada de 1711, que 40 anos após ter sido desmontada e transferida para Belo Horizonte, retornou à histórica Mariana, para ser reconstituída em seu local de origem, no Morro Santana. O contrato com a arquiteta Jô Vasconcelos, responsável pela elaboração do projeto, a ser concluído no prazo de seis meses.
2) Ressalte-se que Mariana é uma das 26 cidades brasileiras tombadas pelo IPHAN incluída no Programa Monumenta, uma iniciativa com o objetivo de beneficiar os núcleos históricos com recursos para aplicação em obras de revitalização e restauração de bens culturais.
3) Com contrapartida da Prefeitura, desde 2003 foram investidos mais de R$ 8 milhões na revitalização de casarões tombados, igrejas e praças no Centro Histórico. A mais recente obra entregue à população foi no final do ano passado, com a revitalização da Rua Dom Silvério, que teve substituída a fiação aérea e postes por capeamento subterrâneo e instalação de lanternas. Ao longo da Rua Dom Silvério, que fica no Centro Histórico, também houve a instalação de hidrantes.
4) Outra ação da Prefeitura de Mariana voltada para a preservação do patrimônio está a instalação em todo núcleo histórico de câmeras de vigilância eletrônica, com monitoramento 24 horas, além da colocação de Guardas Municipais e Vigilância Patrimonial para a maior proteção do patrimônio histórico não só do Centro Histórico, mas dos bens em nove distritos, sendo alguns deles distantes da cidade-sede a 50 km.
Certos de ter prestado os devidos esclarecimentos, em nome do Senhor Prefeito, nos colocamos à disposição, reafirmando em seu nome que o Chefe do Departamento de Patrimônio, Lélio Pedrosa (31) 9683-6532, encontra-se à disposição.
Fonte: Assessoria de Gabinete.

Nenhum comentário: