sexta-feira, 24 de abril de 2009

Tratamento de esgoto de Mariana

COPAM libera licenças para inicio do tratamento do esgoto de Mariana
No final do mês de Março, a Prefeitura de Mariana recebeu do Conselho de Política Ambiental (COPAM) as Licenças de Operação para o Aterro Sanitário Municipal e para Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) em nove distritos da cidade. As novas estações receberão investimentos na ordem de 28 milhões de reais.
As licenças emitidas pelo governo estadual representam um avanço no que se refere ao saneamento básico da cidade, tão importante para o desenvolvimento humano, econômico e urbano de Mariana.
O Aterro Sanitário e as ETEs, conjugados à drenagem pluvial e ao recolhimento de resíduos domésticos e hospitalares, os quais a prefeitura já realiza, mais a consolidação do projeto de tratamento da água em Mariana, são provas da preocupação da administração municipal com a melhoria da qualidade de vida em Mariana.
A origem dos recursos para as obras a serem realizadas é em parte do Orçamento Geral da União e também de uma contrapartida dos cofres municipais. O dinheiro virá em parcelas a medida que as etapas de construção e conclusão das obras forem sendo terminadas.
Todo esse trabalho de saneamento básico representa também um investimento indireto na área da saúde, como exemplifica José Miguel Cota, secretário de Meio-Ambiente: “Diminui os custos com saúde pública porque diminuem as endemias, principalmente aquelas transmitidas pela água”, explica.
Outro aspecto que o secretário aborda tem relação com o propósito da cidade em conseguir o reconhecimento pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade: “O avanço na qualidade de saneamento básico faz com que aumentem as possibilidades da cidade ser reconhecida pela UNESCO. E com esse reconhecimento, você acaba conseguindo um canal maior de recursos - de uma entidade que também quer proteger o patrimônio – que se não houvesse esse saneamento não conseguiria”, ressaltou o secretário.
Fonte; Prefeitura de Mariana – Assessoria de Gabinete.

Um comentário:

Unknown disse...

Ola, bom dia... sou estudante de meio ambiente do IFMG e fico muito contente em ver no seu blog uma reportegem sobre o esgoto e saneamento basico em MAriana, pois tbm sou moradora, e sei o quanto é importante esses investimentos na saúde da população.

Parabens por colaborar em divulgar informações aos internautas.

Abraço