segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Guardas municipais exonerados

Nota à imprensa sobre a punição aos guardas municipais de Mariana envolvidos em agressão.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil informa que, após concluído o inquérito administrativo que apurou a denúncia de agressão de oito agentes da Guarda Municipal a um artesão, ocorrida no dia 15 de abril, o prefeito Roque Camêllo assinou a exoneração de cinco agentes e a suspensão de outros três envolvidos na ação.
A ação dos guardas foi gravada pelas câmeras de segurança de Mariana onde existem 32 câmeras de vídeo em pontos estratégicos usadas para a vigilância do patrimônio histórico. Durante 24 horas, tudo que ocorre nesses locais é acompanhado pela central. Os equipamentos registraram imagens de um artesão sendo abordado na rodoviária, onde a vítima foi rendida, algemada e levada até a delegacia, onde foi retirado do porta-malas da viatura e agredido.
Ao concluir o processo administrativo, o prefeito Roque Camêllo disse que a investigação foi fruto de um longo trabalho feito com prudência, para que não se cometessem injustiças. E destacou que a ação delituosa foi isolada, cometida por apenas oito elementos, componentes de uma grande instituição que merece o respeito dos cidadãos e que precisa ser preservada.
“Houve um episódio lamentável, em que alguns, mas muito poucos elementos, se arvoraram em cometer ações que não estão dentro dos objetivos da Guarda municipal. O que nos resta é dizer ao povo de Mariana que lamentamos que isso tenha acontecido, e não obstante, tomamos as providências cabíveis. Alguns foram declarados inaptos, inadequados ao exercício da função, e obviamente, teriam que ser afastados. Outros receberam apenas suspensão”, disse o prefeito.
Concluída as investigações, foram exonerados os guardas: Anderson Rodrigues Dias Passos, Cleiton Fonseca da Silva, Juliano Chaves, Marco Antônio Xavier de Souza e Michael Fabrício de Assis Malta. Outros três agentes: Ana Flávia Delgado, Jonh Albert Pinto e Osmerindo Pena, foram punidos com a suspensão por 30 dias.
Em defesa da Guarda Municipal, instituição séria, que vem prestando relevantes serviços, o prefeito Roque Camêllo pede aos cidadãos que compreendam que, na corporação, com 147 pessoas, é possível que um percentual mínimo não tenha se colocado obediente aos ditames da lei.
“A gente tem que entender que as pessoas não são iguais. Como os dedos da mão não são iguais. Que isso sirva de exemplo aos que permanecem e merecem o respeito e para a população, que é um povo ordeiro, trabalha e quer o bem da cidade”, finaliza Roque Camêllo.
As investigações do caso estão sendo acompanhadas pelo Ministério Público, que abriu inquérito civil. Os envolvidos podem responder por improbidade administrativa. O caso também está sendo investigado pela Polícia Civil de Mariana e pela 8ª Cia Independente da Polícia Militar.
Fontes: Douglas Couto - Assessor de Imprensa e de Gabinete da Prefeitura de Mariana e Isabela Almeida, Assessora de Imprensa da Prefeitura de Mariana.

Nenhum comentário: