terça-feira, 29 de setembro de 2009

TSE julga recursos do prefeito de Mariana

Será hoje, a partir de 19,30, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com transmissão ao vivo pela TV Justiça, no canal 117 da Sky, o julgamento de quatro Embargos de Declaração opostos pelo prefeito de Mariana e demais partidos que fizeram parte de sua coligação partidária.
O Ministro Arnaldo Versiani irá relatar o processo e julgará se o prefeito de Mariana entrou ou não fora do prazo estabelecido pela lei eleitoral quando teve que interpor um recurso contra a decisão do Juiz Eleitoral de Mariana que cassou o registro de sua candidatura com base na denúncia formulada pelo presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos do Município de Mariana, Chico Veterinário, então candidato ao cargo de prefeito nas eleições de 2008.
O Sindicato acusou o prefeito marianense de cometer o crime eleitoral de captação ilícita de sufrágio. O juiz eleitoral de Mariana acolheu a denúncia e cassou o registro de sua candidatura. Inconformado, o prefeito de Mariana recorreu para o Tribunal Regional Eleitoral que reconheceu que ele entrou com o recurso dentro do prazo e, no mérito, o absolveu da denúncia de captação ilícita de sufrágio formulada pelo Sindicato.
Inconformados com essa decisão do Tribunal Regional Eleitoral, o Procurador Eleitoral e Terezinha Ramos interpuseram um Recurso Especial junto ao Tribunal Superior Eleitoral que reconheceu que o prefeito de Mariana havia entrado com recurso fora do prazo. Contra essa decisão do TSE, o prefeito e demais partidos que fizeram parte da sua coligação entraram com quatro “Embargos de Declaração”, que serão julgados hoje à noite.
Atualização: 22 horas. O processo acima saiu de pauta e não foi julgado hoje.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Guardas municipais exonerados

Nota à imprensa sobre a punição aos guardas municipais de Mariana envolvidos em agressão.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil informa que, após concluído o inquérito administrativo que apurou a denúncia de agressão de oito agentes da Guarda Municipal a um artesão, ocorrida no dia 15 de abril, o prefeito Roque Camêllo assinou a exoneração de cinco agentes e a suspensão de outros três envolvidos na ação.
A ação dos guardas foi gravada pelas câmeras de segurança de Mariana onde existem 32 câmeras de vídeo em pontos estratégicos usadas para a vigilância do patrimônio histórico. Durante 24 horas, tudo que ocorre nesses locais é acompanhado pela central. Os equipamentos registraram imagens de um artesão sendo abordado na rodoviária, onde a vítima foi rendida, algemada e levada até a delegacia, onde foi retirado do porta-malas da viatura e agredido.
Ao concluir o processo administrativo, o prefeito Roque Camêllo disse que a investigação foi fruto de um longo trabalho feito com prudência, para que não se cometessem injustiças. E destacou que a ação delituosa foi isolada, cometida por apenas oito elementos, componentes de uma grande instituição que merece o respeito dos cidadãos e que precisa ser preservada.
“Houve um episódio lamentável, em que alguns, mas muito poucos elementos, se arvoraram em cometer ações que não estão dentro dos objetivos da Guarda municipal. O que nos resta é dizer ao povo de Mariana que lamentamos que isso tenha acontecido, e não obstante, tomamos as providências cabíveis. Alguns foram declarados inaptos, inadequados ao exercício da função, e obviamente, teriam que ser afastados. Outros receberam apenas suspensão”, disse o prefeito.
Concluída as investigações, foram exonerados os guardas: Anderson Rodrigues Dias Passos, Cleiton Fonseca da Silva, Juliano Chaves, Marco Antônio Xavier de Souza e Michael Fabrício de Assis Malta. Outros três agentes: Ana Flávia Delgado, Jonh Albert Pinto e Osmerindo Pena, foram punidos com a suspensão por 30 dias.
Em defesa da Guarda Municipal, instituição séria, que vem prestando relevantes serviços, o prefeito Roque Camêllo pede aos cidadãos que compreendam que, na corporação, com 147 pessoas, é possível que um percentual mínimo não tenha se colocado obediente aos ditames da lei.
“A gente tem que entender que as pessoas não são iguais. Como os dedos da mão não são iguais. Que isso sirva de exemplo aos que permanecem e merecem o respeito e para a população, que é um povo ordeiro, trabalha e quer o bem da cidade”, finaliza Roque Camêllo.
As investigações do caso estão sendo acompanhadas pelo Ministério Público, que abriu inquérito civil. Os envolvidos podem responder por improbidade administrativa. O caso também está sendo investigado pela Polícia Civil de Mariana e pela 8ª Cia Independente da Polícia Militar.
Fontes: Douglas Couto - Assessor de Imprensa e de Gabinete da Prefeitura de Mariana e Isabela Almeida, Assessora de Imprensa da Prefeitura de Mariana.

Suporte aos turistas

Prefeitura Municipal oferece suporte aos turistas
A Secretaria de Cultura e Turismo está em constante trabalho. Atualmente está sendo realizado um diagnóstico dos problemas encontrados na área de atendimento ao turista em Mariana, que deve ser concluído em dezembro deste ano e, começará a ser implantado a partir do ano que vem. Hoje, são disponibilizados pela Secretaria três espaços para dar suporte aos visitantes.
O CAT – Centro de Atenção ao Turista – está, atualmente, funcionando parcialmente aparelhado para que cumpra suas funções. Entre elas estão banheiros e água potável, área de descanso e lazer e, principalmente, orientações aos turistas, ajuda na busca por hospedagens e restaurantes, indicações de guias turísticos credenciados e fornecimento de mapas e folders de eventos na cidade. Em breve, será implantado um café e adquiridas obras literárias que ficarão disponíveis para leitura.
Já o Portal Turístico é o primeiro lugar que o turista procura ao chegar à cidade, principalmente, através da rodoviária. Atualmente a função do Portal é encaminhar o visitante ao CAT e fornecer mapas. Futuramente, deverá trabalhar em conjunto com o mesmo, passando informações sobre os turistas, ajudando assim que Centro lhes assegure um melhor atendimento.
Por fim, temos o Terminal Turístico, que hoje é um suporte físico. Ele oferece um amplo estacionamento para os ônibus de empresas de turismo e para carros particulares de visitantes da cidade. Um dos diferenciais do local é que o estacionamento conta com segurança feita em parceria com a Guarda Municipal.
O secretário de Cultura e Turismo Reinaldo Morais diz que, assim que o projeto começar a ser implantado, a Secretaria vai “revirar ao avesso o conceito de turismo em Mariana”.
Fonte: Isabella Almeida (jornalista responsável ) - Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mariana

Novo Centro Médico de Mariana

Farmácia Central e Serviço de Fisioterapia já estão funcionando no novo Centro Médico Municipal.
Já estão funcionando no novo Centro Médico de Mariana a Farmácia Central e o serviço de Reabilitação Física – fisioterapia. O atendimento à população teve início nos dias 15 e 21 de setembro, respectivamente. Com essa nova estrutura, a população ganhou mais conforto, espaço e qualidade na prestação desses serviços.
A nova farmácia municipal ganhou um local mais tranquilo e espaçoso, aumentando a sua capacidade de atendimento, além de contar hoje com um completo estoque de medicamentos para atender a população marianense. O centro de reabilitação física dobrou sua capacidade de atendimento e agora serviços, que antes eram realizados em outras cidades, são feitos no próprio município, como a fisioterapia em uroginecologia – tratamento de incontinência urinária. O objetivo a ser alcançado pelo novo serviço de fisioterapia oferecido pelo município é acabar com as filas no atendimento. Com isso, o paciente sairá do Centro Médico com dia e hora marcados para início de seu tratamento.
A Farmácia Central funciona das 7h às 19h e o setor de reabilitação física das 8h às 19h de segunda à sexta-feira.
Para mais informações, a população pode entrar em contato nos telefones: 3558-2201 (fisioterapia) e 3558-5677 (farmácia).
Os demais serviços oferecidos pelo Centro Médico – Policlínica Municipal, Laboratório e Odontologia – aguardam apenas o término da construção da Estação de Tratamento de Esgoto para funcionarem no local.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mariana

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Aumento de vereadores só em 2012

Presidente do TSE fala sobre emenda constitucional que aumenta número de vereadores
Em entrevista à imprensa na tarde desta quarta-feira (23), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, lembrou que em 2007 a Corte editou resolução na qual estabeleceu o dia 30 de junho de 2008 como data-limite para promulgação de uma emenda constitucional alterando o número de vereadores da atual legislatura.

O presidente do TSE explicou que não comentaria se a emenda vai ser cumprida ou não porque nesse caso seria avaliar a sua constitucionalidade. Disse ainda que não se pronunciaria sobre a constitucionalidade ou não da emenda, uma vez que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já sinalizou que entrará no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a norma.

Nessa hipótese, o ministro Ayres Britto teria que atuar como julgador do tema no STF, onde também é ministro, e não poderia se pronunciar antecipadamente. A resolução nº 22.556, sobre a aplicabilidade de uma emenda constitucional que trate do número de cadeiras das Câmaras Municipais, resultou de uma Consulta apresentada pelo deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE).

Com base nesse entendimento, o ministro Ayres Britto afirmou que a emenda constitucional aprovada no Congresso Nacional chegou tarde para entrar em vigor na atual legislatura.

Na época, o plenário do TSE, por unanimidade, afirmou que a emenda poderia sim ampliar o número de vereadores, contanto que, para ser aplicada às eleições seguintes, estivesse em vigor antes do início do processo eleitoral, que coincide com o fim das prévias partidárias, em 30 de junho do ano eleitoral.O ministro Ayres Britto explicou que as convenções partidárias vão de 10 de junho a 30 de junho do ano eleitoral e lembrou que é nessa ocasião que os partidos escolhem seus candidatos levando em conta o novo número de cadeiras fixado pela emenda. Para ele, “a investidura nos cargos assim ampliados, só se daria com a eleição”. Ayres Britto destacou que no julgamento desta consulta o TSE definiu, por unanimidade, que a emenda constitucional não retroage. “O novo número de cadeiras parlamentares fixado por ela tem que ser submetido a uma convenção partidária, o que se dá entre 10 e 30 de junho do ano da eleição”, destacou.

Comentário: Se a resolução unânine do Tribunal Superior Eleitoral for respeitada pelo Congresso Nacional, os municípios brasileiros agradecem. Afinal, os vereadores, além de ganhar muito dinheiro, não fiscalizam nada. Só servem para dar nomes a logradouros públicos, dar cidadanias honorarias, diplomas de mérito legislativo, fazer caridade com dinheiro público. Hoje eles são cabos eleitorais luxuosos de deputados estaduais, federais, senadores, prefeitos, governadores e presidente da República.
Por acaso, os deputados e senadores consultaram os eleitores brasileiros se nós precisamos de mais vereadores? Perguntar nao ofende!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Oito ministros do STF indicados por Lula

Sob constrangimentos, Senado deve aprovar Toffoli
Em sabatina, oposição fustigará indicado de Lula para STF.
A oposição reserva ao advogado José Antonio Toffolli uma sabatina dura na Comissão de Justiça do Senado. Advogado-geral da União até esta quinta (17), Toffolli foi indicado por Lula para o posto de ministro do STF.
Reza a Constituição que os candidatos à toga do Supremo precisam ostentar três requisitos:
1. Ser brasileiro com mais de 35 anos;
2. Ter reputação ilibada;
3. Ser dotado de notório saber jurídico.
Nunca antes na história desse país um presidente da República indicara para o STF um advogado com a jovialidade de Toffolli, 41 anos. Nada tão inusitado, contudo. Celso de Mello e Marco Aurélio Mello chegaram ao tribunal com 43 anos. O primeiro, sob José Sarney, em 1989. O segundo, sob o primo Fernando Collor de Mello, em 1990.
Não há notícia de que Toffolli tenha contra si alguma pendência judicial. Estaria cumprido o requisito da reputação. É no item “notório saber” que a situação do doutor se complica. Não possui doutorado nem mestrado. Não levou à prateleira nenhum livro. E, pior: tomou bomba num par de concursos públicos. O indicado de Lula sonhara tornar-se magistrado. Foi às provas em 1994. Reprovado. Nova tentativa em 1995. Bombado de novo.
De resto, Toffolli carrega atrás de si um rastro de serviços prestados ao petismo. Advogou para o PT em três campanhas de Lula (1998, 2002 e 2006). Antes de chegar à Advocacia da União, servira à Casa Civil, numa época em que a pasta era chefiada pelo grão-petista José Dirceu.
“O perfil de Toffolli foge ao padrão dos outros sete indicados de Lula para o STF”, disse ao blog o senador José Agripino Maia (RN), líder do DEM.“Todos os outros indicados eram pessoas sem vinculação estreita com o PT e com notório saber jurídico...” “...A única figura que foge a esse perfil é o doutor Toffolli. Em princípio, isso não é razão para veto. Mas também não é motivo para voto. Temos uma sabatina no meio”. Agripino completa o raciocínio: “Lula resolveu indicar um amigo do peito para ministro do Supremo, um jovem de 41 anos...”“...Essa é uma verdade incontestável, que o Senado, evidentemente, terá de apreciar. E vai apreciar”.
A sabatina é parte do rito de nomeação para STF. Aprovado na Comissão de Justiça, o nome de Toffolli terá de passar também pelo crivo do plenário.
Ali, o candidato precisa amealhar pelo menos 41 votos dos 81 disponíveis. O escrutínio é secreto. Mesmo os senadores da oposição consideram improvável que o Senado rejeite a indicação de Toffolli. Mas prevêem que o preferido de Lula irá arrostar no plenário o constrangimento de uma votação miúda.
Uma vez referendado, Toffoli vai ao STF como sétimo ministro indicado por Lula num colegiado de 11. Foram oito os indicados. Mas o último, Carlos Alberto Menezes Direito, morreu. É na cadeira dele que Lula deseja ver acomodado Toffolli.
Um pedaço do STF também torce o nariz para o provável futuro ministro. As restrições não são vocalizadas em público. Mas soam à farta entre quatro paredes.“Vejo como um desprestígio ao tribunal a indicação de alguém que suscita dúvidas quanto ao saber jurídico”, disse ao repórter, sob reserva, um dos ministros. “Tampouco me parece apropriada a escolha de alguém cuja vinculação partidária é tão inequívoca. O presidente dispunha de nomes com outro perfil...” “...Entre eles, juízes respeitáveis do STJ, a mesma Corte de onde viera o ministro Menezes Direito, a quem muito estimávamos”.
O futuro colega de Toffolli antecipou um “constrangimento” a que será submetido o potencial novo ministro: “Que comportamento adotará quando o Supremo tiver de julgar o processo do mensalão?...” “...Vai atuar como juiz num caso em que figuram como réus amigos e até um ex-chefe [José Dirceu]? Decerto que não. Terá de declarar-se impedido”.
Fonte: Blog do Josias de Souza.

Abaixo, a relação dos atuais ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos presidentes da República que os nomearam.
1. Celso de Mello – decano – nomeado pelo presidente José Sarney
2. Marco Aurélio Mello – nomeado pelo presidente Fernando Collor
3. Gilmar Mendes – nomeado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso
4. Ellen Gracie Northfleet – nomeada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso
5. Antonio Cezar Peluzo – nomeado pelo presidente Lula (1)
6. Carlos Ayres Britto – nomeado pelo presidente Lula (2)
7. Cármen Lúcia Antunes Rocha – nomeada pelo presidente Lula (3)
8. Enrique Ricardo Lewandowski – nomeado pelo presidente Lula (4)
9. Eros Roberto Grau – nomeado pelo presidente Lula (5)
10. Joaquim Barbosa – nomeado pelo presidente Lula (6)
11. Carlos Alberto Menezes Direito (falecido) – nomeado por Lula (7)
12. José Antonio Toffolli - indicado pelo presidente Lula (8)

Comentário: No meu entendimento, acho um absurdo que a Constituição Federal permita a um presidente da República, membro do Poder Executivo, indicar ministros do Poder Judiciário. Onde está a famosa e tão propalada independência entre os poderes? Outra aberração da Constituição é permitir que os ministros do Tribunal de Contas da União, encarregados de fiscalizar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sejam nomeados pelo Poder Legislativo e Executivo, onde a maioria do tribunal é constituida de ex-deputados e ex-senadores. O mesmo acontece na esfera estadual. O poder Legislativo e Executivo estaduais nomeiam conselheiros para tribunais estaduais de conta, onde a maioria de seus membros também é constituida por ex-deputados estaduais. São verdadeiras raposas famintas tomando conta do galinheiro. Por causa disso, são chamados pejorativamente de tribunais faz de conta. Seus membros são vitalícios, ganham uma fortuna e não fiscalizam nada! Uma vergonha!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Prefeito de Mariana contesta intimação no TSE.

Em despacho datado de 08.09.2009, publicado na internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Ministro Arnaldo Versiani, - relator dos Recursos Especiais impetrados pelo Ministério Público Eleitoral e Terezinha Severino Ramos contra o prefeito Roque Camêllo, questionando se o recurso ordinário dele em Mariana ter entrado dentro ou fora do prazo - deu os seguintes esclarecimentos:
Em despacho de 25.08.2009, pediu ao Juiz Eleitoral de Mariana que informasse o número de fac-símile indicado pelos candidatos Roque José de Oliveira Camêllo e José Antunes Vieira e que se destinou ao recebimento de notificações/intimações em representações da Lei nº 9.504/97. O Juiz Eleitoral de Mariana encaminhou, por fac-símile, as informações requeridas, com cópias de documentos.
Por intermédio de Petição de Protocolo nº 19.405/2009, Roque José de Oliveira Camêllo, prefeito do Município de Mariana (MG), alega que a informação prestada pelo Juiz Eleitoral de Mariana – em resposta a despacho proferido nos autos do Recurso Especial nº 35.092 – não estaria completa, especialmente no que se refere à data do arquivamento em cartório da procuração outorgada ao advogado José Celso dos Santos. Assevera que requereu nova certidão àquele juízo, na qual constasse que o referido advogado arquivou em cartório a procuração em 23.07.2008 e forneceu o número (31) 3557 – 1528 para eventuais intimações. Sustenta que o advogado José Celso dos Santos não teria sido intimado da sentença, haja vista que a intimação foi encaminhada, em 15.08.2008, para outro número de fax, qual seja (31) 3557-1120. Defende que, segundo jurisprudência deste Tribunal Superior, é imprescindível a intimação pessoal quando se exceder o prazo de 24 horas para a prolação da sentença, e que a intimação, neste caso, deve ser feita aos advogados, sendo nula a publicação da decisão em cartório, caso não conste dela o nome do causídico. Acrescenta que, como o Juiz Eleitoral de Mariana informou que não se sabe o exato momento em que os autos foram retirados pelo Dr. José Celso dos Santos, não se pode dizer que este teve ciência da decisão em 15.08.2008. Conclui que “as informações ora advindas ao processo demonstram que não houve intimação válida ao advogado, sendo que o espontâneo comparecimento no dia 18, já com a interposição do recurso ordinário, não permite afirmar que o apelo teria sido intempestivo”. Requer o acolhimento dos embargos de declaração, a fim de que seja reconhecida a nulidade da intimação e a tempestividade do recurso ordinário.
Despacho
Considerada a juntada de certidões e de cópias de documentos aos autos, cumpre facultar a possibilidade de manifestação aos embargados, em observância ao principio do contraditório. Desse modo, determino a abertura de vistas às partes embargadas, (Ministério Público Eleitoral e Terezinha Severino Ramos) para, assim desejando, pronunciar-se no prazo de três dias. Publique-se.
Brasília, 8 de setembro de 2009.
Ministro Arnaldo Versiani – Relator.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Cultura para todos

Desde o começo da década de 1950, ainda adolescente, até hoje, venho acompanhando o trabalho benemérito de pessoas ilustres e instituições culturais sérias que foram verdadeiros mecenas da cultura marianense. Em 1934, quando o Ginásio Arquidiocesano, que funcionava no antigo Palácio Velho, hoje Museu da Música, foi transferido para Ouro Preto pelo então arcebispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira, Mariana ficou sem ensino secundário durante 20 anos.
Nesse período, só funcionavam em Mariana, os dois seminários menor e maior destinados à formação de jovens para a carreira eclesiástica e o Colégio Providência que, na ocasião, só admitia jovens do sexo feminino. Muitos rapazes de classe média e pobre tiveram que interromper seus estudos por falta de condições econômicas para continuá-los. Para suprir essa lacuna educacional, o Cônego Francisco Vieira Braga, o saudoso Cônego Braga, criou o Externato Marianense, instituição que ministrava gratuitamente matérias básicas do curso secundário para jovens carentes.
A salvação da juventude estudantil marianense aconteceu quando o arcebispo Dom Oscar de Oliveira e um grupo de marianenses ilustres residentes em Belo Horizonte instituíram o Grêmio Marianense, liderado pelo deputado estadual Wilson Chaves, Prof. José Mesquita de Carvalho e Dr. Sylvestre Freire de Andrade. O Grêmio Marianense foi a instituição fundamental para que o Ginásio gratuito Dom Frei Manoel da Cruz fosse criado em 1954 e dirigido por mais de 40 anos pelo emérito educador Padre José Dias Avelar.
Fatos muito importantes para o desenvolvimento da cultura marianense, ocorridos na segunda metade do século XX, foram a criação do Museu Arquidiocesano em setembro de 1962; a restauração do órgão Arp Schnitger em 8 de dezembro de 1984, ambos por iniciativa de Dom Oscar de Oliveira e que contou com a importante colaboração de Dr. Francisco Afonso Noronha, responsável pelo restauro do órgão na Europa. Importante também foi a restauração do Cine Teatro de Mariana pelo benemérito Dr. José Alencar da Silva, então presidente da FIEMG, hoje vice-presidente da República.
A Casa de Cultura de Mariana, criada em 1962 por Waldemar de Moura Santos, deu também muita contribuição para cultura marianense ao lançar o EDEM-I, o 1º Encontro para o Desenvolvimento de Mariana em 1979, quando seus autores intelectuais, Dr. Sylvestre Freire de Andrade, Prof. Roque Camêllo e o autor deste Blog, em parceria com os poderes Executivo, Legislativo, Eclesiástico e comunidade marianense, entre outras reivindicações, conseguiram a instalação de agências bancárias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil na cidade, a construção da estrada de contorno pelo Governo do Estado e mineradoras para preservação do centro histórico de Mariana, além, é claro, da instituição oficial do Dia do Estado de Minas Gerais pelo Governador Francelino Pereira em 1979. Nesta instituição, foram criados o Madrigal Mariana em 1971 e que, durante 38 anos ininterruptos, participa da parte coral da Semana Santa em Mariana e a Escola de Violão que ensina graciosamente dezenas de alunos a tocar aquele instrumento de cordas, sob a orientação do Professor Rafael Arcanjo Santos. O Movimento Renovador de Mariana, criado pela saudosa Efigênia Maria da Silva, uma instituição que, durante quase duas décadas, luta pela preservação das tradições culturais, religiosas e dos movimentos sociais da cidade.
Outro exemplo edificante de cultura para todos, é a Orquestra e Coro Mestre Vicente, sob a dinâmica direção de Efraim Leopoldo Rocha. É uma instituição exemplar, que apóia, incentiva e ensina graciosamente a cultura musical para muita gente carente de bairros e que participa de quase todas as solenidades cívicas e religiosas da cidade, já possuindo uma bela e confortável sede social própria.
As tradicionais e novas Corporações Musicais de Mariana, como a União XV de Novembro, Santa Cecília, São Sebastião, São Vicente e outras, também são instituições importantes para o desenvolvimento cultural, verdadeiras escolas de música para jovens que têm talentos musicais.
Entretanto, na contramão da cultura para todos, temos a egoística cultura acadêmica, aquela em que intelectuais idiotas, otários e deslumbrados sonham com a imortalidade. Narcisistas, não produzem cultura para ninguém, são apenas doutores e mestres em vaidade pessoal. Em termos de produção cultural de interesse coletivo, nada fazem. Só pensam neles. Vaidosos e egocêntricos, adoram ser bajulados, gostam de receber verbas públicas para fazer promoção pessoal, diplomas, medalhas, condecorações, insígnias e títulos honoríficos. Hoje, as principais instituições acadêmicas no país são verdadeiras catedrais da vaidade cultural dos intelectuais tupiniquins. É a escola do macaco Chico da novela “Caras e Bocas”, da Rede Globo, fazendo sucesso no Brasil e aqui em Mariana.
Felizmente, contrapondo a esse pequeno, mas atuante escola acadêmica, um irresistível poço sem fundo de vaidades pessoais, Mariana já teve e, graças a Deus, ainda tem ilustres mecenas e instituições sérias que promovem cultura para todos!