sexta-feira, 16 de julho de 2010

16 de Julho - Dia de Minas Gerais


Aniversário de 314 anos de Mariana e entrega da Medalha do Dia de Minas Gerais.

Programação

8 horas – Missa solene na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Celebrante: Dom Geraldo Lyrio da Rocha – Arcebispo de Mariana e Presidente da CNBB.

09.30 - Sineirata: os sinos das igrejas de Mariana irão badalar durante 10 minutos.

10 horas – Início da cerimônia comemorativa do Dia do Estado de Minas Gerais e a entrega da Medalha do Dia de Minas, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, com presença do governador Antonio Augusto Anastasia, do prefeito interino Raimundo Elias Novais Horta, autoridades civis e eclesiásticas e agraciados.
· Honras militares
· Assinatura do Ato de Transferência Simbólica da Capital do Estado para Mariana.
· Entrega da Medalha do Dia de Minas.
· Hino de Mariana.
· Pronunciamentos.
11.15 – Encerramento da cerimônia com desfile da Guarda de Honra.
Comentário: Quando a comemoração do 21 de abril, Dia de Tiradentes, em Ouro Preto, foi instituída no começo da década de 1950 pelo então governador Juscelino Kubitscheck, o número de pessoas agraciadas com a Medalha da Inconfidência era de apenas 21, em homenagem à data de 21 de abril. Hoje, meio século depois, mais de 400 pessoas são agraciadas por ano. Quando o Dia de Minas Gerais foi instituído, em 1979, há 31 anos, o número de pessoas agraciadas era também de apenas 16, em homenagem à data de 16 de julho. Hoje, foram agraciadas 59 pessoas.
Essa proliferação desenfreada de medalhas, baseado apenas na quantidade e não na qualidade dos agraciados, não só desmoraliza a comemoração destas duas mais importantes datas cívicas e históricas de Minas Gerais, como também os próprios homenageados. Aqui em Mariana, este ano, prefeitos de várias cidades mineiras foram convidados dando a péssima impressão de que algum político candidato a deputado local quer usar a medalha a troco de apoio político-eleitoral. Uma vergonha! Aliás, o critério que os políticos marianenses adotam para homenagear as pessoas não é o mérito, mas o numérico. Como temos dez vereadores, são dez cidadãos honorários, são dez méritos legislativos por ano. Já pensou se Mariana tivesse 50 vereadores. Seria uma farra eleitoreira!
O que tem de gente vaidosa em Mariana que adora uma medalha, uma comenda, um diploma, não está no gibi. A demanda é tão grande que a indústria da vaidade em Mariana é tão promissora que tem gente ficando bem de vida vendendo homenagens! Acadêmicos, intelectuais, políticos, magistrados, escritores, poetas, artistas plásticos, jornalistas adoram receber homenagens. É sucesso de público garantido principalmente quando nessas homenagens há os tradicionais rega-bofes, comes e bebes patrocinados pelo dinheiro do contribuinte marianense.
Usando um trocadilho infamante, eu diria que virou moda hoje em termos de agraciamento, seja público ou privado, homenagear cem destaques, sem destaque algum!

Nenhum comentário: