terça-feira, 5 de outubro de 2010

Homenagem a Dom Luciano

MARIANA HOMENAGEIA ARCEBISPO DOM LUCIANO E INAUGURA CENTRO CULTURAL ARQUIDIOCESANO.
Hoje, dia 05 de outubro, comemoram-se os 80 anos de nascimento de D. Luciano Mendes de Almeida. A Arquidiocese de Mariana, por seu titular, Dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente da CNBB, e a Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese (FUNDARQ) promoverão com a presença do prof. Cândido Mendes de Almeida e demais familiares de Dom Luciano, cerimônia alusiva à data.
Às 17h, a Associação dos Ex-alunos dos Seminários de Mariana (AEXAM) e a Academia Marianense de Letras prestarão homenagem a Dom Luciano depositando diante de seu busto, na Colina de São Pedro, uma coroa de flores, apresentando-se também, em momento literário, os jovens integrantes da Academia Infanto-Juvenil de Letras.
Às 18h30, haverá missa solene na Catedral Basílica cantada pelo coro dos alunos do Seminário São José acompanhado pela organista Josinéia Godinho ao Órgão Arp Schnitger.
Às 20h, inauguração do Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manuel da Cruz e do Centro de Documentação Dom Luciano Mendes de Almeida, no antigo Palácio dos Bispos. Durante o evento, será entregue a última etapa de restauração deste edifício colonial, um belo solar do Séc. 18. Nele, está instalado o Museu da Música e onde se hospedaram Dom Pedro II e a Imperatriz Thereza Cristina, em 1881.
Em seguida, será lançado o livro Dom Luciano, especial dom de Deus, de autoria da jornalista mineira, radicada em Brasília, Margarida Drumond de Assis, abordando a vida e obra do inesquecível arcebispo de Mariana.
Para Dom Geraldo Lyrio, o título do livro retrata substancialmente o biografado. Ao apresentar Dom Luciano, especial dom de Deus, assim se expressou o Arcebispo: “Que falta ele nos faz! (...) Dom Luciano era uma figura extraordinária: Irmão do outro, Doctor amoris causa, Homem de Deus, Servidor de Deus, Construtor da justiça, Mensageiro da Paz, Promotor da dignidade humana, Especial dom de Deus. A Autora nos apresenta Dom Luciano, que brilha com sua luz na constelação das grandes estrelas que iluminam o mundo e a igreja em nossa época”.
Na mesma programação, comemoram-se os 260 da criação do Seminário de Mariana. Fundado pelo primeiro Bispo de Minas, Dom Frei Manuel da Cruz, em 1750, é o único em funcionamento ininterrupto no Brasil. Nele, se instalaram, desde aquela época, os primeiros Cursos Superiores Mineiros (Filosofia e Teologia).
Para o diretor executivo da FUNDARQ, prof. Roque Camêllo, “as homenagens que serão prestadas a Dom Luciano, carinhosamente chamado o senhor dos humildes, são justas e oportunas. Além de nos deixar um legado de amor e respeito ao próximo, era um cidadão voltado para a Educação e a Cultura como direito de todos e instrumento de justiça social. A inauguração da etapa final da restauração do Palácio dos Bispos, local onde foram tomadas decisões tão importantes da História Mineira, coroa um esforço de Dom Luciano para que Minas não perdesse um monumento de tanta relevância. O trabalho iniciado em 2004, com o patrocínio da Petrobras, teve a colaboração de outras empresas como a Vale, a Samarco, a Caixa Econômica Federal e, agora, a participação do Governo Mineiro. Muito feliz é a determinação do atual Arcebispo Dom Geraldo Lyrio de homenagear o primeiro Bispo Dom Frei Manuel da Cruz e, junto, a memória de Dom Luciano, este dom especial de Deus para Minas e o para o Brasil ”.
Fonte: Merania de Oliveira, jornalista

Lançamento do livro “Dom Luciano, especial Dom de Deus, de Margarida Drumond.
A obra
“Dom Luciano, especial Dom de Deus” é um livro com 1022 páginas, publicado pela Editora da Universidade Candido Mendes (Educam), do Rio de Janeiro. Conforme Margarida Drumond, do processo inicial até à edição, foram mais de três anos de trabalho, com pesquisas e entrevistas, notadamente em Brasília, Mariana, São Paulo, Bogotá, na Colômbia; Roma, Florença e Turim, na Itália, locais de referência sobre Dom Luciano.
O livro possibilita uma maior proximidade com a vida de Dom Luciano Mendes de Almeida e sua caminhada na Igreja, desde 1947, com sua entrada na Companhia de Jesus (Jesuítas), até 2008, no segundo aniversário de seu falecimento.
No tocante à vida eclesial, a obra mostra um período dos mais significativos da Igreja no Brasil, “desde a criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em 1952, do Conselho Episcopal Latino-Americano – CELAM, em 1955, passando pela realização do Concílio Vaticano II e o pós-Concílio, acompanhando os pontificados de Pio XII a Bento XVI (...)”.
Contatos: Margarida Drumond de Assis – (61) 9252-5916.

Nenhum comentário: