quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Resultados eleitorais em Mariana


Para Presidente da República
Dilma Rousseff 15.178
José Serra 8.027
Marina Silva 6.779

Para Governador do Estado
Antonio Anastasia 14.257
Hélio Costa 11.499

Para Senador
Aécio Neves 17.560
Itamar Franco 12.550
Fernando Pimentel 13.194

Para Deputado Estadual
Jairo Lessa 3.587
Corjesus Quirino 684
Gustavo Corrêa 663
Neuza Zuzu 489
Walter Rodrigues ?

Para Deputado Federal
Rodrigo de Castro 5.185
Paulo Abi-Ackel 3.260
Mário Heringer 1.712
Vitor Penido 585
*Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE)
Meu comentário:
Presidente
Os resultados para o cargo de presidente foram normais. O surpreendente em Mariana, como em todo o país, foi a expressiva votação de Marina Silva.
Governador
Antonio Anastasia, governador eleito, teve o apoio explicito do grupo liderado pelo Celso Cota e implícito da Direita, enquanto o Hélio Costa teve o apoio do grupo liderado por Terezinha Ramos, Roberto Rodrigues, Walter Rodrigues, bem como do grupo liderado pelo Duarte Júnior.
Senador
Outro resultado curioso e interessante: Aécio Neves, como candidato a senador, teve mais votos que Anastasia, candidato eleito a governador pelo mesmo partido. O candidato petista Fernando Pimentel, não eleito, também teve mais votos aqui em Mariana do que o candidato eleito Itamar Franco.
Deputado Estadual
O Jairo Lessa, deputado reeleito, foi apoiado pelo grupo liderado por Duarte Júnior. Surpreendente foi a votação de Neuza Zuzu do PSOL que obteve 489 votos em Mariana, mais votos agora do que quando foi candidata a prefeita, ocasião em que recebeu apenas 50 votos. Além dos 489 votos obtidos em Mariana, Neuza Zuzu conseguiu mais 314 em todo estado de Minas Gerais, perfazendo um total geral de 803 votos. Neuza Zuzu colocou na fachada de sua casa na rua Dom Viçoso um banner agradecendo os quase "900" votos que ela teve nas urnas. Gustavo Corrêa foi apoiado por um grupo de políticos ligados à Direita. Os votos de Walter Rodrigues não foram divulgados pelo TRE. Comenta-se nos bastidores políticos que sua candidatura teria sido impugnada pelo TRE e o TSE e estaria sub judice.
Deputado Federal
Rodrigo de Castro, reeleito, foi apoiado pelo grupo político liderado por Celso Cota com apoio discreto da Direita, enquanto Paulo Abi-Ackel, reeleito, foi apoiado pelo grupo político liderado por Duarte Júnior. Mário Heringer, candidato que não conseguiu a reeleição, foi apoiado pelo grupo político liderado por Terezinha Ramos e Walter Rodrigues. Vitor Penido, candidato que não foi eleito, foi apoiado aqui em Mariana pelo Efraim Rocha, presidente da Orquestra e Coro Mestre Vicente.

Nenhum comentário: