sábado, 5 de novembro de 2011

Lançamento do livro "Os Chicos"

*A Academia Marianense de Letras promove o lançamento de mais uma obra literária dentro das comemorações de seu cinquentenário. A atração deste sábado (05\11), às 20h30, na Casa de Cultura, será o lançamento de Os Chicos – Prosa e Fotografia, do jornalista Gustavo Nolasco e do fotógrafo Leo Drumond. O livro traz duas leituras poéticas da história do Rio São Francisco contado pelos próprios moradores de suas margens.
Durante a solenidade, haverá apresentações da Academia Infanto-Juvenil de Letras, palestras dos autores e a exibição do curta-metragem Os Chicos, também produzido por Nolasco e Drumond.
Chicos e Chicas
A obra surgiu da pesquisa realizada por Gustavo Nolasco e Leo Drumond de 2008 a 2011, quando percorreram as margens do Rio São Francisco, passando pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Em homenagem ao nome do rio e para satisfazer suas veias de repórteres, os dois impuseram o instigante desafio de percorrer as comunidades ribeirinhas à caça apenas de personagens que se chamassem Francisco ou Francisca.
O prefácio de Os Chicos foi feito pelo jornalista Fernando Morais, membro da Academia Marianense de Letras, que assim definiu o trabalho e a obra:
“Essa sacada maravilhosa do Gustavo Nolasco é a marca registrada do gênio, ver o que ninguém viu, como seus personagens, os que contemplam o rio e tiram das suas águas, das suas margens, da sua fauna, cachoeiras de inspirações...Os Chicos vem preencher um vazio em publicações do gênero, o que seguramente atenderá tanto o leitor ávido da boa literatura como o estudante carente de uma publicação de qualidade na sua formação didática”.
Gustavo Nolasco
Até os seus 16 anos, Gustavo Nolasco morou em Mariana, cidade na qual o próprio jornalista considera que “se fez gente”. Após passar pela redação dos maiores jornais mineiros, foi assessor de imprensa do governador do Estado de Minas Gerais por nove anos. Foi o fundador do jornal A Semana, em Mariana.
Sua história com o Rio São Francisco se remete ao ano 2000, quando iniciou uma série de viagens ao longo de toda a sua extensão, pesquisando e entrevistando moradores já com a proposta de elaborar o projeto Os Chicos.
Leo Drumond
Mineiro de Belo Horizonte, Leo Drumond é uma das grandes revelações da fotografia brasileira, com passagens pelo Jornal Hoje em Dia e pela Folha de S. Paulo. Recebeu os prêmios Banco do Nordeste de Jornalismo 2006 e o Prêmio Comunicador do Futuro 2008. É autor do livro Beira de Estrada, fruto de uma pesquisa ao longo de 25.000 km de estradas mineiras. Além de realizar diversos projetos autorais, é um dos sócios da Agência Nitro, atendendo grandes empresas e os principais veículos de imprensa do país.
Para o presidente Roque Camêllo, “Chega aos leitores o livro que, na verdade são dois, “Os Chicos”. Quando algo é predestinado a dar certo, tudo conspira a favor. É o caso desses jovens comunicadores. Eles se deram as mãos, a vontade e a inteligência e realizaram uma obra de extraordinária qualidade de texto e imagem, percorrendo milhares de quilômetros ao longo do São Francisco, o “Rio da Integração Nacional”. Fizeram mais. Transformaram a viagem em poesia na qual a paisagem é a alma, o sentimento e a vida da sociedade que habita este sacrário em movimento. O marianense Gustavo e o belorizontino Leo se consagram nessa obra como os magos da palavra e da imagem. Vale a pena ler e reler com os olhos também de artista, vagarosamente como um barco sem pressa singrando as águas que levam a vida a milhões de pessoas. Isto é o “Velho Chico” que nasce em São Roque de Minas e se doa ao Brasil.
Tudo nos dois livros é riqueza como preciosos os prefácios de Fernando Morais e Eugênio Sávio. A Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras se sente orgulhosa desses brilhantes mineiros Gustavo e Leo e com eles dá a partida para celebrar seu cinquentenário", afirmou Roque Camêllo.
*Texto da jornalista Merania Oliveira

Nenhum comentário: